REGIONAL

Guaranis do Jaraguá são destaque em nova montagem de “O Guarani” no Theatro Municipal

Publicado em 18/05/2023 às 10h

por Redação

A nova montagem de “O Guarani” que acaba de estrear no Theatro Municipal de São Paulo tem um novidade que representa muito bem a zona noroeste. Em três momentos diferente, o espetáculo é embalado pela orquestra e coro guarani Kyre’y Kuery, que é formado por integrantes da comunidade indígena do Jaraguá. A participação especial na ópera, que é baseada no romance homônimo de José de Alencar, adiciona à releitura um bem-vindo teor descolonizante. Além dos guaranis do Jaraguá, o espetáculo conta com a participação de artistas indígenas, entre eles o curador, designer e ilustrador Denilson Baniwa, que assina a cenografia e a codireção de arte. Infelizmente, os ingressos para as próximas sessões dos dias 19, 20 e 21 de maio já estão esgotados, mas vale enaltecer a participação dos guaranis do Jaraguá na peça, representando os povos originários que vivem na zona noroeste. Lembrando que a ópera é assinada pelo compositor brasileiro Carlos Gomes.

Ensaio do coro guarani. Foto: Reprodução/ Rafael Salvador/Theatro Municipal

A história de “O Guarani”

O Guarani narra uma história de amor em que a jovem Cecília, filha de um nobre português, se apaixona por Peri, um indígena da etnia guarani. Para os dois quase adolescentes – Cecília tem 16 anos e Peri tem 18 anos –, é a descoberta do amor de forma pura, que começa com a amizade e se transforma de forma arrebatadora, desafiando as diferenças étnicas e culturais do casal. A ópera também traz em sua história a disputa entre a tribo Aimoré e Guarani. Mostra, ainda, o interesse econômico da Espanha na colônia portuguesa na figura do aventureiro Gonzales que, embora tenha interesse em Cecília, tem como principal objetivo dominar a todos para poder explorar as terras indígenas.

Folha Noroeste

Somos o maior prestador da região Noroeste, com mais de 100 mil exemplares impressos a Folha do Noroeste tem se destacado pelo seu comprometimento com a Noticia e tem ajudado a milhares de pessoas a divulgar os problemas do cotidiano de nosso bairro.

Adicione Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Video

Uniquely strategize progressive markets rather than frictionless manufactured products. Collaboratively engineer reliable.

Flickr

  • Milch
  • Coco
  • Orchid
  • Anne Robbins (Kuratorin der Austellung "Paris 1874 Inventer l'Impressionnisme" Musée d'Orsay, Paris)
  • Label
  • Outside
  • Balcony
  • Julien Quentin (piano) & Yamen Saadi (violon) playing Gabriel Fauré
  • Anne Robbins (Kuratorin der Austellung "Paris 1874 Inventer l'Impressionnisme" Musée d'Orsay, Paris)