Publicado às 10h55
Como moradora da Rua Professora Altina Maynard de Araújo, gostaria de solicitar, urgentemente, lixeiras no entorno da área verde do Parque São Domingos. Esta rua serve como estacionamento para os clientes e usuários do Bradesco, área de descanso para motoristas e caminhoneiros na hora do almoço, bem como passagem para pedestres em geral. Por falta de lixeiras, dentre outros motivos, as pessoas acabam deixando lixo na calçada e, com o mato crescendo, esse lixo (principalmente embalagens plásticas) acumula a água das chuvas. Vamos prevenir a dengue? Ela pode até matar! Ah! E ainda existe a situação dos moradores de rua, próximos ao Bradesco, que também não tem lugar adequado para jogar os seus lixos e acabam jogando nas calçadas. Mas, infelizmente, esse é outro problema social gravíssimo, né?
Solange Aparecida Parravho
RESPOSTA
Assessoria de Imprensa Subprefeitura/Jaraguá
A Subprefeitura Pirituba/Jaraguá realizou a limpeza no local mencionado na terça-feira (11). A frequência de serviços de varrição, na Rua Professora Altina Maynard de Araújo, é de duas vezes por semana, às terças e sextas-feiras, no período matutino. Já a Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (AMLURB) esclarecer que fará a instalação de dez novas lixeiras, com espaçamento de 50 metros, até a quarta-feira (12). Até agosto deste ano, está programada a instalação de aproximadamente 27 mil papeleiras nas regiões das subprefeituras Lapa, Pirituba/Jaraguá, Perus, Pinheiros e Butantã. A quantidade pode variar de acordo com o fluxo de pedestres e a periodicidade da varrição no local. A AMLURB informa ainda que, entre janeiro e abril de 2019, foram recolhidas 3,6 mil toneladas de resíduos e entulhos na região de Pirituba/Jaraguá.
Assessoria de Imprensa SMADS
A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) informa que envia equipes do Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS) Casa Verde periodicamente à rua Professora Altina Maynard de Araújo para realizar o trabalho social de aproximação, escuta qualificada e construção de vínculos com pessoas e famílias em situação de risco. Nesta região costumam frequentar quatro pessoas já acompanhadas pelo serviço, sendo um casal e dois rapazes, que recusam acolhimento na rede socioassistencial reiteradamente. A população também foi orientada sobre a conservação da área comunitária e a importância da higiene do local para evitar proliferação de doenças. Pondera-se que a população em situação de rua não é obrigada a aceitar acolhimento e os munícipes podem acessar o serviço de abordagem social da Prefeitura Municipal de São Paulo por meio da central SP 156.
Assessoria de Imprensa Coordenadoria Regional de Saúde
A Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) Norte informa que a Unidade de Vigilância em Saúde (UVIS) Pirituba realizou na terça-feira (11) uma vistoria ao redor do Parque São Domingos e, nos locais visitados, não foram observados recipientes com água, nem larvas de mosquitos, pernilongos ou muriçocas. Com o intuito de diminuir a quantidade de possíveis criadouros do Aedes aegypti na região do parque, a Supervisão de Pirituba realiza nesta quarta-feira (12), por meio da UVIS e CECCO São Domingos, ações para a população em situação de rua para orientação quanto ao descarte correto dos resíduos e os riscos associados ao acúmulo de lixos (arboviroses, leptospirose e acidentes com peçonhentos).
Adicione Comentário