Publicado às 13h
Por Cristina Braga
No próximo dia 21, quinta, a partir das 18h30, na Oficina Cultura Juan Serrano, mantida pela Secretaria de Estado da Cultura, será exibido ao público o primeiro filme de terror produzido no distrito do Jaraguá. Trata-se de “Transferência”, com duração de 15 minutos. O filme faz parte do projeto das aulas que o professor Guilherme Godoy ministra há três anos sobre videoclipe e fotografia no espaço cultural que fica dentro da COHAB, em Taipas. “Trabalhei com a parte técnica do filme e de finalização. O processo criativo ocorre há três meses onde cada aluno desenvolveu seu personagem, traçou roteiro e se envolveu na criação da história”, explica Godoy.
O curso conta com 20 alunos e, entre eles, houve a concordância de planejar um filme de terror. “Ainda que tenha recursos financeiros reduzidos, há uma narrativa a ser contada”, enfatiza o diretor. “Na obra, três jovens moradores do Jaraguá resolvem invadir um casarão abandonado e, a partir disso, muitas coisas começam a acontecer com muito suspense.” Nem todos são atores. “Há muitos que vivenciam na prática a iluminação e a sonoplastia do “set”, e a ideia é mostrar para eles a realidade de um estúdio de gravação e noções para o mercado de trabalho.” A Oficina Juan Serrano fica na Rua Joaquim Pimentel, 200, e, a partir do dia 25 de junho, estarão abertas as inscrições para o curso de youtuber, que será iniciado no dia 1º de agosto, gratuitamente.
Jaraguá
O cineasta Thiago Carvalho Wera’i também está lançando o documentário “Milho verdadeiro Avaxi Ete’i”, onde registra a primeira plantação de milho guarani na aldeia Tekoa Itakupe, no Jaraguá. No filme, gravado em setembro de 2017, lideranças da aldeia falam da importância desse alimento na cultura guarani. O material registra a tradição da aldeia e o acompanhamento desse processo cultural. Segundo o diretor, o documentário está disponível na íntegra no endereço www.youtube.com/watch?v=Vivn8lV6ues, para democratizar a informação aos demais índios guaranis do Estado de São Paulo.
Adicione Comentário