REGIONAL

Perdizes: alunos ocupam PUC-SP por professora negra

Eles querem contratação de docente e disciplina sobre gênero e raça em Serviço Social; demanda é relevante, diz instituição

Publicado às 9h

Estadão

Estudantes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) ocuparam dois prédios do campus Monte Alegre, no bairro de Perdizes, em protesto pela contratação definitiva da professora Márcia Campos Eurico, que é negra e tem contrato temporário com a instituição, e pela inclusão da disciplina Gênero, Raça e Etnia na grade obrigatória do curso de Serviço Social. Na última quarta (24), a PUCSP suspendeu as atividades acadêmicas e administrativas.

PUC-SP suspende aulas no campus Monte Alegre após ocupação de alunos/Foto: Reprodução/Facebook
Ocupação dos alunos

O Centro Acadêmico de Serviço Social, que coordenou a ocupação, iniciada anteontem e intensificada ontem, defende a contratação de Marcia para garantir diversidade racial dentro do curso e reverter o que chama de “racismo institucional”. Segundo o texto, a docente é a primeira mulher negra a lecionar na graduação em Serviço Social. “A discussão de gênero, raça e etnia é essencial para nossa formação profissional, uma vez que essas questões perpassam a nossa categoria, o público usuário e a sociedade”, disse o centro acadêmico, por nota.

Vídeo mostra momento em que alunos isolam entrada do prédio

Relevância das demandas

A reitoria da PUC-SP afirmou reconhecer a “relevância das demandas dos alunos do curso de Serviço Social, que incorporam questões acerca da temática racial na universidade”. Disse ainda que está elaborando uma “política de cotas étnico-raciais” para a contratação de docentes. “A reitoria reafirma a disposição em manter o diálogo com os estudantes acerca de suas demandas e reitera a necessidade de que a universidade retome seu funcionamento normal, uma vez que questões estruturais relativas ao tema continuarão sendo tratadas e implementadas em âmbito institucional.”

Folha Noroeste

Somos o maior prestador da região Noroeste, com mais de 100 mil exemplares impressos a Folha do Noroeste tem se destacado pelo seu comprometimento com a Noticia e tem ajudado a milhares de pessoas a divulgar os problemas do cotidiano de nosso bairro.

Adicione Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Video

Uniquely strategize progressive markets rather than frictionless manufactured products. Collaboratively engineer reliable.

Flickr

  • Staub
  • A kind of a map
  • Straight
  • Double
  • Dwntwn revisited
  • Apple
  • Repentir
  • Milch
  • Coco