REGIONAL

Parques da região noroeste terão concessão com regras mais brandas

Avaliação da futura concessionária dependerá de seu desempenho no Ibirapuera

Publicado às 11h10

Priscila Perez – com informações do jornal Agora

Polêmica do início ao fim, a ideia de conceder à iniciativa privada os parques municipais da cidade tem dividido a população. De um lado, há quem acredite que a ação vá torná-los muito mais eficientes e bem-cuidados. Do outro, tem paulistano que se queixa da cobrança indevida para o uso de equipamentos públicos.

Mas, independente do lado que você esteja, uma coisa é certa: no pacote que inclui os parques Jacintho Alberto e Jardim Felicidade, na região noroeste, será o Ibirapuera, na zona sul, a peça determinante para a futura concessionária. Segundo informações do edital, a avaliação de seus frequentadores terá 89% do peso no índice de desempenho da empresa. Isso significa que, se houver uma nota baixa, a concessionária sofrerá punições financeiras. Mas, ao mesmo tempo, se os demais parques forem negligenciados, quase nada acontecerá.

Na prática, a concessionária deverá lidar com diversas exigências no Ibirapuera, como visitas guiadas e ambulâncias. Já nas demais áreas verdes, as indicações não a obrigam a resolver os problemas existentes.

Infelizmente, os equipamentos da região podem exemplificar a questão. No edital, consta apenas a indicação de que podem ser feitas “reformas necessárias” no mobiliário do parque Jacintho Alberto, mas não há indícios de substituição ou implantação. Já o parque Jardim Felicidade terá “pequenas reformas no banheiro e nas churrasqueiras”. E as melhorias pretendidas com a concessão? Parece muito pouco diante das promessas da Prefeitura.

Quadra do Parque Jardim Felicidade

Dessa forma, a manutenção dessas áreas, que já é bastante criticada pelos frequentadores, continuará ineficaz. E sem horizonte para mudanças.

Outro lado

De acordo com Wilson Poit, secretário de Desestatização e Parcerias, a vencedora da licitação pode, sim, realizar melhorias nesses parques, embora o edital não a obrigue.  Além disso, se a manutenção não for adequada, a Prefeitura poderá intervir e multá-la. “Recebemos projetos e propostas e muitos consideram a instalação de restaurantes e outros atrativos nesses parques”, conta o secretário.

A assinatura do contrato deverá ocorrer entre os meses de agosto e setembro.

Veja também: Concessão dos parques Jacintho Alberto e Jardim Felicidade avança

 

Ultrafarma

Folha Noroeste

Somos o maior prestador da região Noroeste, com mais de 100 mil exemplares impressos a Folha do Noroeste tem se destacado pelo seu comprometimento com a Noticia e tem ajudado a milhares de pessoas a divulgar os problemas do cotidiano de nosso bairro.

Adicione Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Video

Uniquely strategize progressive markets rather than frictionless manufactured products. Collaboratively engineer reliable.

Flickr

  • Evening#
  • Evening
  • Evening##
  • Evening ####
  • Evening ###
  • Micro zakuro
  • Doris
  • Doris
  • Chaussée