REGIONAL

Pico do Jaraguá apresenta poluição acima do recomendado pela OMS; taxa de poluentes é pior na Marginal do Tietê

Publicado em 30/05/2022 às 9h

por Redação

Nem na região do Pico do Jaraguá, onde repousa uma das últimas vegetações remanescentes de Mata Atlântica da cidade, o ar está livre da poluição que adoece o paulistano. Nos últimos 22 anos, a qualidade do ar ficou bem abaixo do esperado na capital, com índices de poluição acima do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). É o que aponta o estudo do Instituto de Energia e Meio Ambiente (Iema), divulgado na última quinta-feira, 26. Para se ter ideia, no ano passado, nenhuma estação de monitoramento atendeu aos parâmetros da OMS em relação à presença de material particulado (MP2,5 e 10), ozônio (O3) e dióxido de nitrogênio (NO2), os três tipos de poluentes mais comuns no ar.

Poluição na região da Lapa. Foto: Reprodução/Ronaldo Silva/Futura Press/Estadão Conteúdo

O material particulado (uma mistura de compostos sólidos e líquidos) diz respeito à fuligem oriunda dos escapamentos dos carros. São aquelas partículas que ficam no ar e fazem realmente mal ao seu nariz e pulmões. Neste caso, a OMS recomenda até cinco microgramas por metro cúbico, mas a concentração na cidade é muito maior. Na Marginal do Tietê, por exemplo, onde o vaivém de veículos é intenso todos os dias, o índice chega a 19 microgramas por metro cúbico. Já na estação do Pico do Jaraguá, a taxa foi de 11 microgramas por metro cúbico, o dobro do indicado pela entidade, mesmo estando afastada do trânsito intenso da Marginal. A estação tem escala urbana e representa o ar médio respirado pelo paulistano.

Estação da Cetesb no Pico do Jaraguá. Foto: Reprodução/Cetesb

O levantamento tem como base os dados do sistema de monitoramento da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), colhidos entre 2000 e 2021.

Folha Noroeste

Somos o maior prestador da região Noroeste, com mais de 100 mil exemplares impressos a Folha do Noroeste tem se destacado pelo seu comprometimento com a Noticia e tem ajudado a milhares de pessoas a divulgar os problemas do cotidiano de nosso bairro.

Adicione Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Video

Uniquely strategize progressive markets rather than frictionless manufactured products. Collaboratively engineer reliable.

Flickr

  • Bats rdv
  • Sombra
  • Garden-party
  • Marco
  • Poline
  • Fête nationale (anticipée puis détournée)
  • Brandenburg Concerto (Wendy Carlos)
  • Maggie ##
  • Maggie #