Publicado em 27/01, às 15h40
Por Priscila Perez
A Avenida Gastão Vidigal, na região da Ceagesp (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo), não fará mais parte do roteiro carnavalesco deste ano. Após a mobilização da comunidade, que fez até abaixo-assinado reunindo mais de 2,8 mil apoiadores, a Prefeitura de São Paulo alterou o trajeto dos blocos que passariam pela via, uma das mais importantes da Vila Leopoldina. Segundo a Secretaria de Cultura, “por motivo de organização e otimização dos espaços públicos, a pasta considerou necessária a alteração de local dos blocos que desfilariam na avenida”.
Em 11 de janeiro, a Secretaria Municipal de Subprefeituras havia publicado uma portaria no Diário Oficial que regulamentava o Carnaval de Rua em toda a capital, inclusive na Vila Leopoldina. Neste documento, a avenida constava como trajeto de sete blocos, entre os dias 16 de fevereiro e 1 de março. No dia 22 de fevereiro, estavam previstos dois desfiles.
Diante disso, a Associação Viva Leopoldina entrou em ação para impedir que os desfiles bloqueassem a avenida, que serve de acesso ao entreposto – o principal centro de abastecimento da cidade. Como o fluxo de caminhões na região é constante, o carnaval de rua traria impactos avassaladores no trânsito local, já bastante congestionado.
A entidade argumentou que, ao incluir a Gastão Vidigal no roteiro carnavalesco da cidade, a Prefeitura ignorou seu próprio decreto, de janeiro de 2019, que proíbe “desfiles de blocos na avenida devido ao acesso da Ceagesp”. “Não somos contra o Carnaval. É só uma questão de conversar”, pontua Carlos Alexandre, diretor da Viva Leopoldina.
Os novos trajetos ainda não foram informados.
Adicione Comentário