REGIONAL

Reduto verde em Pirituba: RPPN Mutinga é exemplo de preservação ambiental em meio à cidade de São Paulo

Publicado em 05/04/2022 às 9h10

por Redação/via SECOM

Ao lado da Rodovia Anhanguera, uma área de 25 mil metros quadrados chama atenção pela sua exuberância: trata-se da RPPN (Reserva Particular do Patrimônio Natural) Mutinga, um pedacinho de Mata Atlântica dentro de Pirituba. A reserva ecológica exerce um importante papel na conservação de remanescentes da Mata Atlântica na capital, sendo a única de reconhecimento municipal.

Foto: Reprodução/Prefeitura de SP
Verticalizar e preservar

Em fevereiro de 2011, quando a RPPN Mutinga foi reconhecida como reserva, o local pertencia a uma incorporadora que desejava construir um condomínio na região. E para que a construção saísse do papel, foi acordada com a empresa a preservação desse reduto verde, cuja área pertence ao município e à Subprefeitura Pirituba/Jaraguá. A população do entorno celebrou, e muito, a iniciativa e passou a se beneficiar do ar puro gerado por espécies exóticas e nativas, um verde que proporciona uma vivência única na capital. Até então, foram catalogadas 79 espécies, das quais 62 são nativas da Mata Atlântica. Quanto à fauna, são 48 espécies de aves e três espécies de mamíferos.

“Moro no condomínio próximo à Reserva desde 2013 e gosto muito de morar nesse local por causa da proximidade com a natureza, do maior engajamento das pessoas em relação à ecologia e preservação do meio ambiente. Há também a valorização do imóvel, por conta de sua beleza e diversidade de fauna e flora. Temos muitos animais silvestres na RPPN e todo mês ela abre para visitação com um tema relacionado a natureza”, conta William Marcos, síndico e morador do condomínio próximo à RPPN Mutinga .

Foto: Reprodução/Prefeitura de SP
Qualidade de vida

Localizada em uma região onde os grandes fragmentos florestais foram extintos em virtude da urbanização, a RPPN Mutinga encontra-se próxima de importantes unidades de conservação, como o Parque Estadual do Jaraguá, o Parque Anhanguera e o Parque Estadual Cantareira.

Para Josina Souza, gestora da RPPN Mutinga, a RPPN Mutinga, além de ser um refúgio de fauna silvestres e espécies florísticas, representa na prática mais qualidade de vida para a população. “Os ganhos de qualidade de vida são bastante relevantes também, uma vez que promove bem-estar ao contemplar a natureza, purifica o ar, amortece os ventos, retém as águas das chuvas, abastece os lençóis freáticos, ameniza as temperaturas e reduz a poluição sonora e do ar”, explica Josina.

A reserva é aberta para visitação dos moradores e convidados. “É um prazer do tamanho do mundo poder fazer alguma coisa pela natureza”, conclui Josina.

Em 2019, a FN visitou a reserva. Relembre a aventura:

 

Folha Noroeste

Somos o maior prestador da região Noroeste, com mais de 100 mil exemplares impressos a Folha do Noroeste tem se destacado pelo seu comprometimento com a Noticia e tem ajudado a milhares de pessoas a divulgar os problemas do cotidiano de nosso bairro.

Adicione Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Video

Uniquely strategize progressive markets rather than frictionless manufactured products. Collaboratively engineer reliable.

Flickr

  • Pink tiger tomatoes
  • Sandra
  • Supra
  • Marcadet
  • Jany
  • Staub
  • A kind of a map
  • Straight
  • Double