REGIONAL

Revisão do Plano Diretor da cidade pode expandir verticalização na região da Lapa

Publicado em 26/06/2023 às 10h

por Redação

A revisão do Plano Diretor da cidade, que deve ser votada em caráter definitivo ainda hoje, 26 de junho, pelos vereadores da capital, apresenta mecanismos que podem ampliar e acelerar ainda mais a verticalização na região da Lapa, possibilitando a construção de espigões ao redor dos eixos de transporte. Segundo estimativas do laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper, a área onde será permitido construir prédios mais altos, sem limite de altura, poderá chegar a 4,4 km², o equivalente a 410 campos de futebol (aumento de 16.039%).

Região da Lapa, perto da CPTM e do Mercadão da Lapa. Foto: Reprodução/Street View

Esse salto se deve à atual configuração da região que, por conta do Arco Tietê, um projeto de intervenção urbana do qual a Lapa faria parte, não apresenta os chamados Eixos de Estruturação da Transformação Urbana, que ficam no entorno das estações de trem, metrô e corredores de ônibus e podem ser verticalizados. Com o PIU ativo, não haveria a necessidade de utilizar esse tipo de mecanismo para estimular a ocupação da área, mas como o projeto não vingou a Prefeitura espera ativar os eixos de transporte para potencializar as transformações. A mudança, entretanto, não será automática, mesmo com a aprovação do PDE, e deverá ser discutida durante a tramitação da Lei de Zoneamento. Vale lembrar que o impacto dessa medida vai além da própria verticalização, já que com os espigões os bairros terão mais pessoas circulando e, consequentemente, mais trânsito. A pergunta que fica é se a Lapa tem a infraestrutura necessária para dar conta disso.

Perímetro expandido

O perímetro de influência ao redor dos eixos de transporte proposto pela Prefeitura é de 800 metros – dos atuais 600. Inicialmente, a ideia era permitir a verticalização num raio de mil metros, mas a proposta foi duramente criticada por especialistas e pela própria população.

Folha Noroeste

Somos o maior prestador da região Noroeste, com mais de 100 mil exemplares impressos a Folha do Noroeste tem se destacado pelo seu comprometimento com a Noticia e tem ajudado a milhares de pessoas a divulgar os problemas do cotidiano de nosso bairro.

Adicione Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Video

Uniquely strategize progressive markets rather than frictionless manufactured products. Collaboratively engineer reliable.

Flickr

  • Milch
  • Coco
  • Orchid
  • Anne Robbins (Kuratorin der Austellung "Paris 1874 Inventer l'Impressionnisme" Musée d'Orsay, Paris)
  • Label
  • Outside
  • Balcony
  • Julien Quentin (piano) & Yamen Saadi (violon) playing Gabriel Fauré
  • Anne Robbins (Kuratorin der Austellung "Paris 1874 Inventer l'Impressionnisme" Musée d'Orsay, Paris)