Publicado às 10h35
Com informações da Prefeitura de São Paulo
Ler também faz bem à saúde: ajuda a reduzir o estresse e melhora a memória. Foi pensando assim que a enfermeira Luma Vieira, da Unidade Básica de Saúde Augusto Leopoldo Ayrosa Galvão, na Brasilândia, deu início a uma iniciativa pra lá de estimulante dentro da UBS.
Ela e outros funcionários se uniram para incentivar a prática da leitura por meio da doação de livros. O resultado? A unidade da Brasilândia conta agora com uma biblioteca. Segundo Luma, o local está sendo bastante elogiado pela comunidade. “Crianças sentam para ler; e até mesmo aqueles que não sabem ler inventam suas próprias histórias ao pegar os livros nas mãos, o que me deixa imensamente feliz.”
Doações
“Organizamos uma campanha de arrecadação de livros com os pacientes da UBS e fizemos as estantes com caixotes de madeira recolhidos em feiras livres”, conta Vanessa Pereira Patomatti, Agente de Promoção Ambiental (APA) do PAVS (Programa Ambientes Verdes e Saudáveis), que participou da ação.
A ideia deu tão certo, que as doações seguem em ritmo acelerado. E, com isso, o acervo de títulos para adultos e crianças está cada vez maior. “Retirei livros para levar para meus irmãos e primos lerem, pois na escola deles não há biblioteca. E a daqui está ajudando a terem contato com o universo literário”, finaliza Laleska Amorim, jovem aprendiz da UBS Galvão.
Adicione Comentário