Publicado às 10h50
Com informações da Folha de S.Paulo
O festejado Corujão da Saúde, uma parceria entre a Prefeitura de São Paulo e a iniciativa privada para zerar a fila de exames de imagem, parece ter perdido o fôlego neste ano.
AMA Sorocabana
No início, a vitrine do tucano João Doria parece ter dado conta do problema, mas hoje se leva mais de dois meses para realizar um exame na rede municipal de saúde – isso para 80% dos pedidos. Já no caso de consultas, o problema atinge 73% das requisições. No entanto, vale lembrar que o prazo prometido e considerado “adequado” era de 60 dias. “As demandas da população vão ser atendidas dentro de prazos aceitáveis, ou seja, dentro de 60 dias, considerando a urgência e a gravidade. Os mais urgentes, no limite de 30 dias”, prometeu o ex-prefeito no ano passado.
Infelizmente, a aposentada Neusa Danta Calligari, 61, faz parte dessa estatística. Usuária da AMA Sorocabana, na Vila Romana, ela revela que aguardou por mais de dois anos a realização de um exame de audição. Ou seja, seu pedido na unidade foi feito em fevereiro de 2016. “Enquanto esperava, perdi a audição de um ouvido”, conta. E para piorar, chegou a ouvir do atendente que a previsão era de três a quatro anos para realizar o diagnóstico.
Fila e demora
Em fevereiro deste ano, a fila tinha 163.473 exames, sendo que 130.474 demoraram mais do que 60 dias para serem realizados. No mesmo período, eram consultas 687.037 em espera e 647.584 já estavam acimam do prazo. Os dados são da Secretaria da Saúde.
Resposta
Segundo a pasta, o tempo de espera varia conforme a demanda. “Em um ou outro caso pontual, pode ocorrer um prazo um pouco maior, o que gera um aumento do tempo médio.” Além disso, a Secretaria da Saúde considera errada a comparação. “É um equívoco comparar o período de julho, quando os convênios com as unidades privadas de saúde estavam no auge, justamente para zerar a demanda reprimida, com o período em que a pasta atua apenas com a sua rede própria”, afirma. Porém, a rede municipal admite que a fila atual de exames complexos seja de 73.696 procedimentos.
Para melhorar o atendimento, a pasta afirma que 647 médicos estão “em processo de contratação” e 200 foram convocados em 2018.
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