REGIONAL

Vereador defende anulação do processo de concessão do Ibirapuera; concessão inclui os parques Jacintho Alberto e Jardim Felicidade

Publicado em 18/10, às 11h40

Por Cristina Braga

O vereador Gilberto Natalini (PV) encaminhou, no último dia 11, um parecer à 6ª Vara da Fazenda Pública de São Paulo contra o processo de audiências e encontros promovido pela Prefeitura de São Paulo para elaborar o Plano Diretor (PD) do Parque Ibirapuera, cujo objetivo  seria reunir os elementos que norteariam a conduta da Construcap, empresa selecionada pela administração municipal para gerenciar a área verde. O projeto envolve, além do Ibirapuera, mais cinco parques – entre eles estão o Jacintho Alberto e o Jardim Felicidade, em Pirituba.

Parque Jardim Felicidade. Foto: Divulgação/Prefeitura
Parque Jacintho Alberto. Foto: Victoria Vasconcelos

Fraude

Natalini denunciou que as reuniões foram fraudadas pela Construcap, cujos funcionários somaram 62,58% dos presentes entre os usuários do parque. Segundo ele, 83 pessoas – ao todo – vinculadas ou ligadas à concessionária vencedora da licitação marcaram presenças nas atividades de “participação popular” como se fossem frequentadoras da área verde.

“Todo o processo ficou maculado. Como exemplos de participações indevidas estão a do executivo Samuel Henrique Cornélio Lloyd, que se disse ‘personal trainer’ apesar de trabalhar para a Construcap em Belo Horizonte, e de Patrícia de Araújo Levy, a ‘usuária’ assídua nas reuniões que, na verdade, é advogada do presidente da empresa, Roberto Ribeiro Capobianco”, relata o parlamentar.

Parque do Ibirapuera/Foto: Rafael Neddermeyer/Fotos Públicas

A Construcap apresentou uma proposta de outorga de R$ 70,5 milhões pela concessão, que vale por um período de 35 anos. Os investimentos previstos ao longo do contrato são de R$ 180 milhões.

“Não somos contra a concessão. No entanto, exigimos um plano diretor que garanta a manutenção dos serviços ambientais do parque”, disse Natalini. Agora, caberá à juíza Cynthia Thomé definir se libera, ou não, a assinatura do contrato, após o Ministério Público se manifestar novamente com seu parecer sobre o caso.

Folha Noroeste

Somos o maior prestador da região Noroeste, com mais de 100 mil exemplares impressos a Folha do Noroeste tem se destacado pelo seu comprometimento com a Noticia e tem ajudado a milhares de pessoas a divulgar os problemas do cotidiano de nosso bairro.

Adicione Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Video

Uniquely strategize progressive markets rather than frictionless manufactured products. Collaboratively engineer reliable.

Flickr

  • Fall mantra
  • Outsights
  • sneaker
  • Intempérils!
  • Oscars
  • Aida
  • back duo
  • trio xxi
  • decisive