Publicado em 27/01/2022 às 9h10
por Redação
A concessionária ViaMobilidade, controlada pelo grupo CCR, assume oficialmente nesta quinta-feira, 27 de janeiro, a gestão da Linha 8-Diamante da CPTM. A vencedora da concessão terá, pelos próximos 30 anos, o desafio de melhorar a qualidade do serviço prestado no ramal, um dos mais extensos e antigos da rede (vale lembrar que existe deste a época da estrada de ferro Sorocabana) , com quase 42 km de trilhos e 22 estações. Para isso, o contrato prevê um investimento total de R$ 4 bilhões, levando em conta a gestão da Linha 9-Esmeralda (que também faz parte do pacote de concessão).
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Segundo Francisco Pierrini, presidente da Viamobilidade, haverá um investimento robusto nas duas linhas nos três primeiros anos de concessão. Nesse meio tempo, a promessa é a de reformar, até janeiro de 2013, sete estações do sistema, com destaque para a da Lapa e Imperatriz Leopoldina. “isso vai trazer uma melhoria muito significativa e muito rapidamente no sistema, com reforma das estações e investimentos no viário e em sistemas”, reflete o secretário estadual dos Transportes Metropolitanos, Paulo Galli.
O presidente da Viamobilidade, Francisco Pierrini, pontua que “investir num sistema metroferroviário não é simplesmente comprar novos trens”. Também é necessário investir no sistema como um todo para viabilizar melhorias tão aguardadas pelos passageiros, como a redução no intervalo entre os trens.
Unificação da Lapa
Um dos destaques da concessão é o compromisso de unificar as estações Lapa por meio da integração das linhas 7-Rubi e 8-Diamante. Embora próximas, as duas estações, uma da Linha 7-Rubi e outra da 8-Diamante, não estão conectadas. Além da integração, a concessionária deverá promover obras de acessibilidade no local.
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