Publicado em 27/01/2022 às 9h10
por Redação
A concessionária ViaMobilidade, controlada pelo grupo CCR, assume oficialmente nesta quinta-feira, 27 de janeiro, a gestão da Linha 8-Diamante da CPTM. A vencedora da concessão terá, pelos próximos 30 anos, o desafio de melhorar a qualidade do serviço prestado no ramal, um dos mais extensos e antigos da rede (vale lembrar que existe deste a época da estrada de ferro Sorocabana) , com quase 42 km de trilhos e 22 estações. Para isso, o contrato prevê um investimento total de R$ 4 bilhões, levando em conta a gestão da Linha 9-Esmeralda (que também faz parte do pacote de concessão).
Segundo Francisco Pierrini, presidente da Viamobilidade, haverá um investimento robusto nas duas linhas nos três primeiros anos de concessão. Nesse meio tempo, a promessa é a de reformar, até janeiro de 2013, sete estações do sistema, com destaque para a da Lapa e Imperatriz Leopoldina. “isso vai trazer uma melhoria muito significativa e muito rapidamente no sistema, com reforma das estações e investimentos no viário e em sistemas”, reflete o secretário estadual dos Transportes Metropolitanos, Paulo Galli.
O presidente da Viamobilidade, Francisco Pierrini, pontua que “investir num sistema metroferroviário não é simplesmente comprar novos trens”. Também é necessário investir no sistema como um todo para viabilizar melhorias tão aguardadas pelos passageiros, como a redução no intervalo entre os trens.
Unificação da Lapa
Um dos destaques da concessão é o compromisso de unificar as estações Lapa por meio da integração das linhas 7-Rubi e 8-Diamante. Embora próximas, as duas estações, uma da Linha 7-Rubi e outra da 8-Diamante, não estão conectadas. Além da integração, a concessionária deverá promover obras de acessibilidade no local.
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