Publicado às 11h45
G1 São Paulo
A cidade de São Paulo não atingiu a meta de vacinação contra a poliomielite. Segundo o Ministério da Saúde, apenas 30,6% crianças com menos de um ano de idade na cidade estão protegidas.
O Brasil está livre da poliomielite desde 1990. O governo federal afirma, porém, que a manutenção das coberturas vacinais acima de 95% em todos os municípios é fundamental para evitar que a doença volte ao país.
Questionada, a secretaria municipal da Saúde de São Paulo discordou dos números e disse que a cobertura da vacina contra a poliomielite em 2017 no município foi de 84,8%.
A Prefeitura atribuiu a enorme diferença dos dados aos sistemas que o município e Ministério da Saúde usam para calcular a cobertura das vacinas.
Dados nacionais
Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, a cobertura da vacina contra poliomielite não atingiu os 50% em 312 municípios brasileiros. 44 deles ficam no estado de São Paulo.
O município paulista com menor cobertura vacinal contra pólio é Santo Antônio do Aracanguá, que fica às margens do Rio Tietê, na região de Araçatuba e tem menos de dez mil habitantes. Lá, a vacinação atingiu apenas 1,74% das crianças.
Adicione Comentário