Publicado às 8h30
Por Cristina Braga
Vamos pegar a estrada? Um pedacinho do paraíso está a 242 km de São Paulo, esperando os turistas que amam a natureza exuberante, com nascentes e rios encachoeirados que cortam vales e encostas. Brotas concentra uma enormidade de atrativos turísticos, como cachoeiras e corredeiras, além de ótimas opções de hospedagem.
A cidade oferece passeios inesquecíveis a casarões e monumentos antigos, ligados ao período em que a região era uma das grandes produtoras de café. Graças ao grande número de praticantes de ecoturismo, Brotas também serve de cenário para a prática de esportes de aventura aquáticos, como rafting, escalada, rapel, tirolesa, boia-cross e canoagem. No centro, a beleza natural do Parque dos Saltos se destaca. Lá passa o Rio Jacaré Pepira, que apresenta taxa de 89% de pureza em suas águas, quedas e corredeiras.
A infraestrutura no destino é completa: são 62 meios de alimentação, com restaurantes variados – do caipira ao temático -, mais de 40 meios de hospedagem, oito operadoras de turismo de aventura e inúmeros sítios turísticos e atrativos. Dica: não deixe de visitar o Centro de Estudos do Universo (CEU) de Brotas, o mais moderno observatório e planetário da América Latina. O céu da região é muito estrelado, principalmente nas estações de outono e inverno!
Destaque para o sítio com licença ambiental “Areia que Canta”, que fica dentro do Hotel Fazenda que leva o mesmo nome, em meio à mata nativa. Lá, a água é cristalina e borbulhante, com o fundo de areia branca e muito fina (quartzosa). Ao sofrerem atrito, produzem um som característico – por isso, a denominação “areia que canta”. Dica: permitem visitas acompanhadas por monitores da fazenda.
Como ir de carro?
Chegar a Brotas é muito fácil e tranquilo, pois o acesso é feito pelas melhores rodovias do Brasil: sistema Anhanguera/Bandeirantes até a Rodovia Washington Luís/SP-310.
Adicione Comentário