COTIDIANO

Governo de SP sanciona lei que garante ‘assistência jurídica integral’ a todo policial que cometa irregularidade

Defensoria diz que sempre atendeu a qualquer pessoa que se enquadre em seus critérios de atendimento, independentemente da categoria profissional, e enfatizou que seu quadro de funcionários é limitado

Publicado às 9h30

G1 São Paulo

governo do estado de São Paulo sancionou uma lei que garante “assistência jurídica integral e gratuita” a todo policial que cometa irregularidade. A lei determina ainda que a Defensoria Pública, instituição para defesa de pessoas em estado de vulnerabilidade, também preste assistência à categoria.

O projeto de lei dos deputados Delegado Olim (PP) e Coronel Telhada (PP) sugeria a defesa dos profissionais da polícia que, “no exercício de suas funções, se envolvam em casos que demandem tutela jurídica”.

O projeto passou pela Assembleia Legislativa e se tornou lei com o aval do governador Márcio França, que ainda acrescentou a nova incumbência da Defensoria Pública. Por lei, o órgão protege os “necessitados”– pessoa pertencente ao grupo familiar com renda de máximo 3 salários mínimos, e não todos os policiais civis, militares e científicos.

Em nota, o governador Márcio França disse que “não vetou porque é a favor que os policiais tenham quem os defendam na função pública que exercem, repleta de riscos” e garantiu que “se houver necessidade de reforço na infraestrutura na Defensoria Pública, para esta nova tarefa, isso será providenciado”.

Repercussão

Em nota, a Defensoria Pública de São Paulo diz que sempre atendeu a qualquer pessoa que se enquadre em seus critérios de atendimento, independentemente da categoria profissional, e enfatizou que seu quadro de funcionários é limitado.

“Durante a tramitação do projeto de lei mencionado, a Defensoria Pública expôs ao Legislativo e ao Executivo sua preocupação com vícios formais e materiais da redação da proposta, enfatizando também as limitações do serviço público por conta da falta de recursos e de pessoal. Atualmente, a maior parte das cidades do Estado ainda não conta com uma unidade da Defensoria Pública instalada”, diz a nota.

Para o doutor em direito pela USP, Cristiano Maronna, presidente do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCRIM) a lei é ilegal pelos seguintes motivos:

  • há um desvio de finalidade da Defensoria, que até então não tinha a atribuição de atender a todos os policiais do Estado de São Paulo;
  • inviabilidade material e humana. A Defensoria hoje possui 724 defensores, em seus quadros, para 3.081 cargos disponíveis;
  • mensagem equivocada para a tropa

Folha Noroeste

Somos o maior prestador da região Noroeste, com mais de 100 mil exemplares impressos a Folha do Noroeste tem se destacado pelo seu comprometimento com a Noticia e tem ajudado a milhares de pessoas a divulgar os problemas do cotidiano de nosso bairro.

Adicione Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Video

Uniquely strategize progressive markets rather than frictionless manufactured products. Collaboratively engineer reliable.

Flickr

  • Staub
  • A kind of a map
  • Straight
  • Double
  • Dwntwn revisited
  • Apple
  • Repentir
  • Milch
  • Coco