COTIDIANO

Lei Maria da Penha: proteção à mulher em situações de violência é ampliada no país

Publicado às 12h30

Por Priscila Perez

Um importante passo foi dado ontem, 8 de outubro, para a proteção efetiva de mulheres em situação de violência. Dois decretos que alteram a Lei Maria da Penha, que completou 13 anos este mês, foram sancionados pelo presidente Jair Bolsonaro. O primeiro prevê a apreensão de armas de fogo portadas pelo agressor; e o segundo garante prioridade de matrícula aos dependentes da vítima de violência doméstica e familiar em escolas próximas à sua residência, mesmo não havendo vagas.

Foto: Moacyr Lopes Jr./Folhapress

Quanto ao porte de armas, o texto define um novo tipo de conduta às autoridades policiais. Agora, é necessário verificar se o agressor possui registro de porte ou posse de arma de fogo.  Se constatado o registro, a informação deverá ser repassada à instituição responsável pelo registro (Polícia Federal ou Exército) e anexada aos autos. Após a notificação, o juiz terá 48 horas para instituir a apreensão da arma.

Para o deputado federal Alessandro Molon (PSB-RJ), autor do projeto que deu origem à nova regra, a norma vai “salvar a vida de milhares de mulheres vítimas de agressão e que correm risco de serem assinadas por seus companheiros”. “A medida é simples, mas eficaz. Agora, o policial terá a obrigação de verificar se o agressor possui uma arma”, pontua.

Os decretos entram em vigor logo após serem publicados no Diário Oficial da União.

Folha Noroeste

Somos o maior prestador da região Noroeste, com mais de 100 mil exemplares impressos a Folha do Noroeste tem se destacado pelo seu comprometimento com a Noticia e tem ajudado a milhares de pessoas a divulgar os problemas do cotidiano de nosso bairro.

Adicione Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Video

Uniquely strategize progressive markets rather than frictionless manufactured products. Collaboratively engineer reliable.

Flickr

  • Inglorious
  • Campidoglio
  • MAXXI
  • Fasanen butterfly
  • Xiomara dedicating her book "Warten auf den Regenbogen" (teNeues, 2024)
  • Xiomara duo
  • Xiomara
  • History
  • Minotaure