Publicado em 08/03, às 15h54
por Redação
Após a conclusão das escavações do Tatuzão Norte na estação Itaberaba-Hospital Vila Penteado, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, recebeu o primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, durante uma visita às obras da Linha 6-Laranja do metrô nesta quinta-feira, 7.
A tuneladora havia atingido a área da estação no dia 1º de março; no entanto, a Acciona utilizou uma técnica diferente, na qual a própria máquina avançou sobre parte dos túneis da plataforma. O motivo foi uma falha geológica na região que impedia a chegada tradicional, em que o shield rompe uma parede já com a escavação do subsolo concluída.
Com Itaberaba, já são oito estações ligadas por túneis na Linha 6-Laranja, ou seja, pouco mais da metade da primeira fase de construção. Já foram visitadas pelo Tatuzão Norte as estações Freguesia do Ó, João Paulo I e agora Itaberaba-Hospital Vila Penteado. Na outra ponta, o Tatuzão Sul passou por Santa Marina, Água Branca, SESC-Pompéia, Perdizes e PUC-Cardoso de Almeida.
A obra está sendo executada pela concessionária Linha Universidade (Linha Uni), com um custo estimado de R$ 18 bilhões. Tarcísio reiterou a promessa de entregar a primeira etapa da linha até setembro de 2026. A Linha 6-Laranja terá 15 km de extensão e 15 estações, conectando a Brasilândia, na Zona Norte, à estação São Joaquim, no centro da cidade.
A construção da Linha 6-Laranja enfrentou problemas, como uma cratera na Marginal Tietê em 2022 e danos a casas na Freguesia do Ó em 2023. A Acciona, responsável pelas obras, atribuiu os incidentes a falhas da Sabesp e às chuvas, enquanto o governo de São Paulo concluiu que houve falhas na execução da obra pela Acciona.
Adicione Comentário