Publicado às 10h10
Por Priscila Perez
De olho no envelhecimento da população, a Prefeitura de São Paulo lançou ontem, 1 de outubro, o programa “Nossos Idosos”, voltado à saúde da terceira idade. A iniciativa pegou carona no Dia Internacional do Idoso, celebrado no mesmo dia.
Pelo projeto, as 465 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) da capital vão receber equipes multiprofissionais, que oferecerão atividades de caráter preventivo e cuidados especiais aos idosos. Haverá à disposição diversos profissionais de saúde, como psicólogos, terapeutas, fisioterapeutas, dentistas, enfermeiros, educadores físicos e nutricionistas.
Equipes multiprofissionais com foco na qualidade de vida das pessoas idosas vão atuar em todas as 466 UBS da cidade; Município recebeu selo inicial São Paulo Amigo do Idoso, concedido pelo Estado
De acordo com o prefeito Bruno Covas (PSDB), estão previstas mais de 60 mil horas de atenção ao idoso nas UBSs, incluindo ainda uma programação recheada de atividades, com direito a Lian Gong, Tai Chi Pai Lin, Dança Circular, terapia ocupacional em hortas comunitárias e jardins sensoriais, meditação e oficina de memória. “O trabalho preventivo é fundamental para que a gente possa dar mais qualidade de vida à essa população”, explicou o prefeito.
Covas ainda prometeu a implementação de políticas públicas voltadas à terceira idade. Destaque para a criação de 1,2 mil vagas em clubes municipais e o investimento de R$ 400 milhões em reforça de calçadas.
Porém, ainda não há data confirmada para que as novidades saíam do papel.
Você sabia que em São Paulo vivem hoje 1,7 milhões de pessoas com mais de 60 de idade? Praticamente, 15% da população. Essa porcentagem, segundo a Fundação Seade (Sistema Estadual de Análise de Dados), deve chegar a 30% em 2050.
Adicione Comentário