Publicado em 19/04/2022 às 10h30
por Redação
O Trem Intercidades, uma das principais bandeiras da Gestão Doria/Garcia, deverá ser entregue em cinco anos. Para viabilizá-lo, o governador Rodrigo Garcia assinou na última segunda-feira 18 de abril, convênios com os municípios de Campinas, Franco da Rocha, Louveira, Francisco Morato, Várzea Paulista e Vinhedo, destinos que farão parte da primeira etapa do TIC. O projeto ainda propõe melhorias significativas para a Linha 7-Rubi da CPTM, que atende a zona noroeste e será licitada em lote. Nas palavras do governador, o projeto é “desafiador porque aproveita a Linha 7 até Jundiaí e reativa a malha ferroviária até Campinas”.
Os convênios assinados ontem representam, na prática, garantias e condições jurídicas, financeiras e técnicas para a implantação do projeto.
Pendências
Apesar do prazo de cinco anos, o governo paulista destaca que a previsão de entrega poderá ser prorrogada se necessário. Além disso, a publicação do edital, que estava prevista para maio, ainda depende da formalização de um convênio junto ao Ministério da Infraestrutura (para uso da malha férrea) e da renovação da atual concessão pelo Tribunal de Contas da União.
Sobre o TIC
Com estimativa de investimentos de R$ 10,2 bilhões, o Trem Intercidades terá 100 km de extensão, com serviço expresso entre Campinas, Jundiaí e São Paulo e um sistema com paradas entre Campinas e Francisco Morato, atendendo às cidades de Louveira, Valinhos e Vinhedo. Ambos devem atender até 60 mil passageiros por dia. O projeto compreende também a operação, manutenção e obras, com melhoria do desempenho e da qualidade do serviço da linha 7-Rubi da CPTM.
Adicione Comentário