Publicado em 12/04/2023 às 10h20
por Redação
Em celebração ao Dia dos Povos Indígenas, o Jaraguá será palco de uma grande festa no próximo domingo, 16 de abril, com a segunda edição do festival “Jaraguá é Guarani Yvy Porã”. A iniciativa tem o objetivo de valorizar a cultura e história das seis aldeias indígenas que compõem a TI Jaraguá. O povo guarani vai receber o público na Aldeia Tekoa Yvy Porã, localizada na Estrada Turística do Jaraguá, altura do número 3377, a partir das 9h, com uma programação recheada de cultura, empreendedorismo, música, artesanato, moda e artes plásticas. Apoiam o festival “Jaraguá é Guarani” os projetos Arte de Subúrbio, Cabine Produções e Coletivo Autônomo Cultural de Pirituba Rock de Subúrbio, atuantes na região, assim como a Mídia Guarani Mbya, Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (UNESCO), Rede Emancipa e o Museu das Culturas Indígenas. Os ingressos custam R$ 40 e podem ser adquiridos no site www.festivaljaraguaeguarani.com/ingresso.
A ideia, de acordo com os organizadores, é incentivar a reflexão sobre a necessidade de preservar a diversidade socioambiental em um dia de convivência e troca de saberes entre os povos originários e o público não indígena. “O festival foi pensado para que os visitantes possam ter contato direto com as diversas atividades tradicionais e cultura de resistência. Toda a circularidade envolvida nos processos de produção desse evento foi feita de acordo com a estrutura de articulação que a própria comunidade se baseia, tendo como objetivo a troca intercultural entre os povos originários que também moram e constroem junto aos guaranis do Jaraguá uma riqueza cultural, artística e musical muito diversa e repleta de saberes ancestrais”, destaca a Associação Comunitária Indígena Guarani Yvy Porã (ACIGYP).
Programação do festival
- Das 9h às 11h- Trilha Tape Porã (Bom Caminho) com Reflorestamento simbólico pelas mãos das crianças da aldeia e mediação do cacique;
- Espaço MARIKÁ NHANGAREKO – Acervo de Armadilhas Tradicionais Guarani;
- Espaço EIRA NHANGAREKO – Meliponário;
- Jeroky Mbaraete – Fortalecimento da dança – Dança do Xondaro (Guerreiro Guarani) e do Tangará – Dança das sábias;
- Espaço XONDARO REKO NHANGAREKO;
- 10h – Desfile Kunhanguembiapo – Moda Indígena;
- Exposição e venda de produtos indígenas (culinária, literatura, ervas medicinais, artes plásticas e artesanato);
- Das 11h às 12 h – Filme Paraí – Descoloniza Filmes + Cine Pirituba Cultural;
- Das 12h às 14h – Rodas de conversa sobre direitos humanos, juventude e prevenção, política e resistência;
- Às 13h – Apresentação do Coral Guarani Mbya;
- Diálogos com mediação, das 12h às 14h, sobre turismo comunitário; organização social e abelhas indígenas; memória cultural e feminismo comunitário, entre outros temas.
ATRAÇÕES MUSICAIS
- 13h – Xondaro Nomade
- 13h50 – Pedro Ruvixa
- 14h40 – Ian Wapichana
- 15h30 – Brisa Flow
- 16h20 – Souto MC
- 17h10 – Wescritor
- 18h – Kuaray O’ea
- 18h50 – Jason Tupã
- 19h40 – Jade
Festival Yvy Porã – Jaraguá é Guarani
- Quando: 16 de abril, das 9h às 19h;
- Onde: Estrada Turística do Jaraguá, 3377;
- Valor do ingresso: R$ 40 (venda no site www.festivaljaraguaeguarani.com/ingresso)
Adicione Comentário