GASTRONOMIA

Às segundas, padaria em Pirituba aposta em Virado à Paulista

Prato foi reconhecido como patrimônio imaterial do estado de São Paulo

Publicado às 12h

Por Gabriel Cabral

Em um único prato vem arroz, tutu de feijão, linguiça, ovo frito, bisteca de porco, torresmo, couve em tiras e a famosa banana frita empanada. Que prato seria esse com tantos ingredientes assim? Qualquer bom morador da terra da garoa o reconhece. É o Virado à Paulista, que fez história desde o século 16, quando os bandeirantes carregavam uma versão do prato em suas viagens. Devido o chacoalhar do percurso, na hora de se alimentar, os homens se deparavam com um prato “todo virado”, dando a partir daí o nome que prevalece até os dias de hoje.

Agora, o tal Virado à Paulista ganhou um sabor especial no estado, tendo sido tombado como patrimônio imaterial pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat).

“É a combinação que faz o sucesso”, disse Candido Biscaia, empresário. Foto: Gabriel Cabral

O consumo do prato é tradicional às segundas-feiras. A Padaria Berta, na região de Pirituba/São Domingos, leva a sério a regra e serve o “comboio” de ingredientes no primeiro dia útil de toda semana. Há quem vem de empresas e casas do bairro apenas para provar da deliciosa combinação, como conta o empresário Candido Biscaia, que inseriu o virado no cardápio assim que inaugurou a padaria. “Tem pessoas que são fãs do prato”, disse. “O Virada à Paulista é típico. Tem arroz, feijão, banana frita e a costela de porco que o pessoal adora. É a combinação que faz o sucesso”, explica.

Biscaia também é um dos fãs do prato e fala do que mais lhe agrada. “Eu gosto muito da bisteca e da banana frita. O tutu de feijão também porque é diferente, não é algo que você come todo dia”, disse.

O caprichado Virado à Paulista da Padaria Berta custa R$ 19,90 e é servido toda segunda-feira. O horário de almoço é das 11h às 15h30 e o endereço é Rua Emílio Colella, 108 – Parque São Domingos, próximo à Rua Brigadeiro Henrique Fontenelle.

Padaria Berta recebe dezenas de famílias aos fins de semana e feriados. Foto: Gabriel Cabral

Folha Noroeste

Somos o maior prestador da região Noroeste, com mais de 100 mil exemplares impressos a Folha do Noroeste tem se destacado pelo seu comprometimento com a Noticia e tem ajudado a milhares de pessoas a divulgar os problemas do cotidiano de nosso bairro.

Adicione Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Video

Uniquely strategize progressive markets rather than frictionless manufactured products. Collaboratively engineer reliable.

Flickr

  • back duo
  • trio xxi
  • decisive
  • boyau
  • Jerusalem's chimera
  • Jorg
  • Ulli
  • Inglorious
  • Campidoglio