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Com PAC e pedido de investidores, leilão da Linha 7-Rubi e do TIC ficará para janeiro de 2024

Publicado em 30/08/2023 às 10h30

por Redação

Foto: Reprodução/avatar
vecstock/Freepik

Com a inclusão do futuro Trem Intercidades no novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal e pedidos de investidores sobre mais prazo para participar da concorrência, o leilão do TIC e da Linha 7-Rubi será oficialmente adiado para janeiro de 2024. A notícia já havia sido adiantada pelo governador Tarcísio de Freitas durante sua participação no Flow Podcast e agora foi confirmada pela Secretaria e Parcerias e Investimentos (SPI).

Existe uma necessidade apontada pelo mercado de atualizar o certame, já que o projeto estava há três anos em fase embrionária e só neste ano teve seu edital publicado. A ideia é que um novo edital seja republicado no mês de setembro, atualizando as regras da concessão. Por meio dessa manobra, o Governo de São Paulo espera tornar o trem de alta velocidade mais atraente aos olhos dos investidores estrangeiros. O projeto, que envolve a implantação do TIC e a modernização da Linha 7-Rubi, deverá custar R$ 12,8 bilhões, com um possível financiamento por parte do governo paulista junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) no valor de R$ 5,4 bilhões. Apesar da mudança, a SPI afirma que o cronograma de obras não será afetado.

Foto: Reprodução/Freepik

Segundo o secretário de Parcerias e Investimentos (SPI), Rafael Benini, o serviço intermetropolitano, com paradas nos municípios de Jundiaí, Louveira, Vinhedo e Valinhos, estará em pleno funcionamento até 2029. Já o trem expresso até Campinas estará pronto até 2031. Lembrando que a concessão será de 30 anos e o valor da tarifa deve ficar em R$ 64, de acordo com estimativas do governo. O investimento total no projeto é de R$ 12,7 bilhões.

Interessados

Há indícios que o grupo CCR estaria interessado em adquirir a concessão através da ViaMobilidade, que atualmente está encarregada das operações das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda. Além disso, a Acciona, responsável pela construção e futura operação da Linha 6-Laranja, também estaria envolvida na concorrência para operar o trem de alta velocidade até Campinas.

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