REGIONAL

Em 2 anos, SP troca de secretário de Assistência Social pela 5ª vez

Pasta é celeiro de brigas políticas; cotada é ex-presidente da Fundação Casa

Publicado às 9h

Folha de SP

A gestão municipal de São Paulo, iniciada com João Doria (PSDB) e hoje sob Bruno Covas (PSDB), trocou pela quinta vez o titular da Secretaria de Assistência Social.

A pasta, sob forte contingenciamento pela equipe de Covas, perdeu nesta terça-feira (18) o seu titular, Cláudio Tucci Junior, exonerado a pedido. A passagem relâmpago dele pela pasta havia começado no mês de abril e durou menos de dois meses.

O adjunto Marcelo Del Bosco, que já havia assumido a pasta provisoriamente neste ano, assumirá até Covas anunciar o secretário permanente. A secretária municipal de Direitos Humanos, Berenice Giannella, é cotada para assumir o cargo –antes de entrar para a gestão Covas, ela havia sido presidente da Fundação Casa, que abriga adolescentes infratores, por 12 anos.

Covas costuma dizer que assistência social é sua prioridade, mas até o momento sua ação mais ruidosa na área é um forte contingenciamento de verbas. Irregularidades em abrigos municipais também desgastaram a imagem do prefeito.

Após os cortes, no fim de março, o então secretário José Castro se demitiu acusando o prefeito de precarizar a pasta.

“O que me preocupa são medidas tomadas sem a consideração das características do sistema único de assistência social e que podem precarizar a rede de serviços. Não acredito que seja possível a manutenção da rede socio-assistencial com um corte da ordem de R$ 240 milhões. Mantido o congelamento, a precarização vai acontecer”, disse Castro à Folha, em março.

A secretaria tem sido cenário de brigas políticas e acusações desde o início da gestão tucana. Em média, cada um dos titulares ficou apenas seis meses.

Pouco mais de cem dias após o início da gestão, o então prefeito, hoje governador do estado, João Doria demitiu Soninha Francine (PPS), em vídeo em que ela aparece bastante constrangida. Após o episódio, Soninha assumiu postura crítica a Doria.

“Eu acho que ele [Doria] mudou muito rápido de postura depois que assumiu a prefeitura. Ele se deixou entusiasmar demais pelo primeiro mês de governo, pela aprovação, pela reação das pessoas”, afirmaria à Folha posteriormente.

O substituto de Soninha, Filipe Sabará, foi quem durou mais tempo no cargo, um total de 576 dias. Ele assumiu o Fundo Social do estado e hoje é um dos principais cotados do Novo para concorrer contra Covas a prefeito de São Paulo em 2020.

Ultrafarma

Folha Noroeste

Somos o maior prestador da região Noroeste, com mais de 100 mil exemplares impressos a Folha do Noroeste tem se destacado pelo seu comprometimento com a Noticia e tem ajudado a milhares de pessoas a divulgar os problemas do cotidiano de nosso bairro.

Adicione Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Video

Uniquely strategize progressive markets rather than frictionless manufactured products. Collaboratively engineer reliable.

Flickr

  • les épices
  • guenilles
  • aretha
  • Intérieur
  • Elle et lui
  • bouquet garni
  • Smile Selma au pectoral
  • l'oranger
  • bouquet au poisson