Publicado em 13/01/2022 às 8h50
por Redação
Na tentativa de retomar o Rodoanel Norte ainda no primeiro semestre deste ano, o Governo de São Paulo alterou pela segunda vez o modelo de construção do trecho. Agora, a Gestão Doria propõe uma Parceria Público-Privada (PPP) na ordem de R$ 2,4 bilhões para concluir os 15% restantes da obra, que foi paralisada em 2018 após suspeitas de fraude e superfaturamento envolvendo as maiores empreiteiras do país, além da estatal Dersa.
Para que a retomada aconteça no prazo, o Secretário estadual de Logística e Transportes, João Octaviano Machado Neto, prevê que o edital do Rodoanel Norte seja publicado até o final de janeiro. Se tudo correr como o esperado, o governador João Doria deixará o Palácio dos Bandeirantes para disputar a Presidência da República com o imbróglio encaminhado, muito provavelmente em abril. Por isso, a corrida para alavancar a PPP, já que o modelo de concorrência proposto inicialmente para viabilizar a retomada das obras não vingou. A primeira proposta de concessão, feita em 2021, previa que a empresa vencedora operasse a via por 30 anos e a explorasse comercialmente via pedágios.
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