Publicado em 12/01/2022 às 9h40
por Redação/Atualização
O Hospital psiquiátrico Philippe Pinel, em Pirituba, amanheceu com muro pichado nesta quarta-feira, 12 de janeiro, próximo a uma de suas entradas. Mas a pichação, em si, tem um significado que extrapola o próprio ato de vandalismo. Uma suástica, que faz alusão ao nazismo, foi rabiscada no muro da instituição, que promove atividades assistenciais voltadas à saúde mental da população.
O símbolo chamou a atenção de uma leitora da FN, que mora na região de Pirituba, próximo ao hospital, e notou a pichação quando voltava de viagem. Em contato com a Redação, ela relatou sua indignação com o ato de vandalismo. “Fiquei muito chocada. Estava voltando de viagem e vi ali pichado um símbolo nazista. Isso é muito sério. A gente sabe que no Brasil grupos homofóbicos e racistas estão se disseminando com muita rapidez, e as pessoas não têm noção da gravidade disso. Eu tentei ligar no Pinel, porque não sei desde quando essa pichação está lá. As pessoas não se dão conta de como esse tipo de coisa é perigosa. Precisa ser denunciado e ver quem fez isso”, relata a leitora, cujo nome foi mantido em sigilo.
Em contato com o Hospital Philippe Pinel, a instituição se comprometeu a averiguar o caso e remover a pichação. Segundo ela, por se tratar de um prédio tombado, não é possível apenas repintar o local. Por isso, equipes da Secretaria de Infraestrutura estão removendo a pichação com produtos adequados, o que deve ocorrer ainda hoje. A pasta também irá verificar o caso.
Adicione Comentário