Publicado em 08/06/2022 às 9h30
por Redação
Premiado em 2021 pela Associação Internacional de Transporte Público (UITP Latin America), o projeto Jardins de Chuva da CPTM se destaca por utilizar o paisagismo como infraestrutura de drenagem nas estações. Na última segunda-feira, 6 de junho, ao participar do evento UITP Latin America Event 2022-Hybrid Experience, a Companhia deu mais detalhes sobre o projeto, que teve como ponto de partida a Estação Jaraguá da Linha 7-Rubi.
Segundo Marcela Alonso, Chefe de Departamento de Projetos de Edificações, os jardins de chuva reduzem o impacto das chuvas, melhoram o conforto ambiental e fomentam a biodiversidade. “Esses jardins são construídos para funcionar como uma espécie de esponja, que recebem a água do piso no seu entorno, auxiliando na drenagem superficial. Isso ajuda o sistema urbano de drenagem, levando essa água bem mais limpa para o lençol freático.”
Projet-piloto
A Estação Jaraguá, da Linha 7-Rubi foi escolhida como projeto-piloto por dois motivos: seu acesso principal poderia sofrer alagamentos e o canteiro lateral é nivelado com o piso. Entregue em outubro de 2019, o jardim de chuva deu uma nova cara ao local e tem ajudado a reduzir as chances de alagamento na estação. Também foram implantados painéis na área pública explicando as funções do jardim de chuva para que os passageiros entendam sua importância.
Adicione Comentário