Publicado em 21/10, às 11h10
Por Priscila Perez
A famigerada Linha 6-Laranja, que ligará a Brasilândia ao centro da capital no futuro, está no radar da empresa CR20, subsidiária da China Railway Construction Corporation (CRCC). A asiática quer negociar a compra da concessão do ramal, que pertence hoje ao consórcio Move São Paulo (formado pela Odebrecht, Queiroz Galvão e UTC) e já sinalizou que está disposta a pagar por isso. A construção da linha envolve um investimento de R$ 10 bilhões, mais ou menos. Estavam no páreo as empresas Acciona (espanhola) e KT2 (americana). Vencerá quem apresentar a proposta mais vantajosa.
Segundo informações publicadas no jornal “O Estado de São Paulo”, a proposta foi apresentada no início da semana passada pela companhia chinesa. A Secretaria de Transportes Metropolitanos confirmou que houve uma reunião sobre o assunto na última quinta-feira, mas desconversou a respeito da escolha da empresa asiática para assumir o ramal.
Negociação da Linha 6
De qualquer maneira, a negociação precisa ser concluída até o dia 11 de novembro, quando vence o prazo para a caducidade do contrato de concessão da linha. O adiamento foi feito, justamente, para dar o tempo necessário para negociar a venda da concessão. Porém, se até lá nada acontecer, ela perderá a validade. Daí, apenas uma disputa judicial entre o governo estadual e a Move São Paulo poderá resolver o imbróglio – uma resolução nada satisfatória para as partes.
Considerando que a negociação foi positiva, o contrato de compra e venda da Linha 6-Laranja deverá passar pela aprovação do Governo do Estado.
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