REGIONAL

Prefeitura de São Paulo retoma projeto de concessão dos cemitérios da Lapa, Freguesia, Cachoeirinha e Perus

Publicado em 07/03/2022 às 12h30

por Redação

Após o Tribunal de Contas do Município (TCM) suspender por três vezes o processo de concessão dos cemitérios e serviços funerários municipais à iniciativa privada, a Prefeitura de São Paulo abriu novamente a licitação no último sábado, 5 de março.

De acordo com o edital, o futuro concessionário ficará responsável, durante 25 anos, pela gestão, operação, manutenção, exploração, revitalização e expansão de 22 cemitérios municipais, bem como a criação de três novos crematórios na cidade. A expectativa da Prefeitura é que a concessão gere, ao longo desse período, cerca de R$ 656 milhões em benefícios econômicos para a cidade.

Os equipamentos foram divididos em quatro blocos diferentes. Os cemitérios da Lapa e Freguesia do Ó, por exemplo, compõem os lotes 3 e 4 da concessão, respectivamente. Já o bloco 2 inclui os cemitérios Dom Bosco, em Perus, e Vila Nova Cachoeirinha. A oferta mínima – somando os quatro lotes – chega a R$ 580 milhões.

Capela do Cemitério Lapa. Foto: Reprodução/Prefeitura de SP

Todas as gratuidades já garantidas por lei permanecerão vigentes após a concessão, tanto em relação a sepultamentos quanto a cremações. Além disso, segundo a Prefeitura, o projeto também viabilizará investimentos na administração; revitalização das áreas dos cemitérios e crematórios existentes; modernização e reformação das instalações e construção de edifícios de apoio; melhorias na pavimentação das pistas de circulação de veículos e pedestres, no mobiliário, nas salas de velório e em sanitários disponíveis aos usuários.

Cemitério da Freguesia também será concedido à iniciativa privada. Foto: Reprodução/Prefeitura de SP

A abertura dos envelopes com as ofertas realizadas pela iniciativa privada está prevista para o dia 5 de maio.

Suspensões passadas

A Prefeitura tem tentado tirar a concessão do papel desde a gestão João Doria, em 2017. Em todas as vezes que o processo licitatório foi suspenso, o TCM apontou falhas no edital como falta de competitividade, reajuste de preços, prazo de concessão, entre outras coisas.

Folha Noroeste

Somos o maior prestador da região Noroeste, com mais de 100 mil exemplares impressos a Folha do Noroeste tem se destacado pelo seu comprometimento com a Noticia e tem ajudado a milhares de pessoas a divulgar os problemas do cotidiano de nosso bairro.

Adicione Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Video

Uniquely strategize progressive markets rather than frictionless manufactured products. Collaboratively engineer reliable.

Flickr

  • Pink tiger tomatoes
  • Sandra
  • Supra
  • Marcadet
  • Jany
  • Staub
  • A kind of a map
  • Straight
  • Double