Publicado em 10/10/2022 às 10h30
por Redação
O Terminal Barra Funda, na zona noroeste, deve ganhar em breve um estudo urbanístico que visa requalificar a região à sua volta. Em junho, a FN já havia noticiado que a CPTM, o Metrô e a SPUrbanismo, órgão ligado à Prefeitura, estavam dispostos a desenvolver um projeto para requalificar a área, o PIU Barra Funda. Além de reestruturar a região, a ideia é requalificar espaços subutilizados ou ociosos, promovendo melhorias como acessibilidade e integração dos espaços públicos. Desde a última quarta-feira, 5 de outubro, a população já pode conferir por meio da plataforma Participe+ os principais detalhes do PIU e contribuir com sugestões para afinar o projeto às necessidades da região. A participação popular vai até 31 de outubro.
Entre as medidas propostas para a região estão: melhoria da acessibilidade, dinamização e qualificação de ruas e espaços públicos, implantação de ciclovias e estímulo à instalação de comércio e serviços dos mais variados setores.
Polo Barra Funda
No documento, os proponentes falam sobre a importância da reestruturação urbana a ser realizada no entorno do terminal, que foi construído em 1988. De lá para cá, a região mudou, bem como suas necessidades. Veja a justificativa do PIU:
“O Terminal Intermodal Palmeiras-Barra Funda, inaugurado em 1988, é um equipamento estratégico para o sistema de mobilidade nas escalas metropolitana e regional. Localizado no perímetro da Operação Urbana Consorciada Água Branca (OUCAB), o equipamento tem potencial para assumir o protagonismo como indutor do desenvolvimento urbano na região. Atualmente, o terminal abriga as linhas 3 do Metrô, 7 e 8 da CPTM, linhas de ônibus urbanos e metropolitanos e serviços de ônibus rodoviários. Nos próximos anos, está prevista a chegada de mais duas linhas da CPTM e do Trem Intercidades, que ligará São Paulo a Campinas. Com estes novos serviços, a expectativa é de que o local registre um fluxo de 180 mil usuários por dia. Essa questão, associada à característica da região, marcada por áreas originárias de antiga ocupação industrial em processo de transformação, demonstra a necessidade de reestruturação urbana do entorno para se adequar a essa nova realidade.”
Adicione Comentário