Publicado em 15/03/2022 às 10h
por Redação
Criado para apoiar o comércio paulistano e reduzir o risco de transmissão da Covid no auge da pandemia, o programa municipal Ruas SP tornou-se uma solução para bares e restaurantes atenderem a clientela ao ar livre. No lugar das vagas de carro, os estabelecimentos são autorizados a ocupar com mesas e cadeiras.
Até o momento, a adesão foi maior em endereços badalados das subprefeituras Lapa, Pinheiros, Mooca e Vila Mariana, que juntas concentram metade das vias liberadas para o programa. Ao todo, são 234 vias que integram o Ruas SP. No território da Sub Lapa, ruas como Caraíbas, Carlos Weber, Cotoxó, Catão, Brentano, Barão do Bananal e Caio Graco são alguns exemplos onde bares e restaurantes podem atender o público nos espaços que seriam destinados às vagas de carro. A região conta com um total de 21 vias participantes. Por outro lado, em Pirituba/Jaraguá, há apenas cinco ruas liberadas: Lord Clemente Attlee, Dr. Aquiles Lisboa, Jacintho Pereira, Luís de Andrade e Avenida Cristo Rei.
A escolha dos endereços leva em conta fatores como fluxo de veículos moderado, a existência de uma faixa dedicada ao estacionamento de veículos e a possibilidade de não ocupar faixas exclusivas de ônibus, ciclovias e ciclofaixas. Além disso, faz parte dessa equação a demanda dos estabelecimentos, o que explicaria o maior número de vias liberadas na região da Lapa, reconhecida pela sua vocação gastronômica. Ao aderir ao programa, o estabelecimento pode ocupar o espaço (no leito carroçável) com mesas, cadeiras, bancos, jardineiras e guarda-sóis, funcionando como um anexo ao bar ou restaurante. As despesas também ficam a seu cargo.
A iniciativa é inspirada em soluções adotadas pelo mundo afora, em cidades como Buenos Aires e Nova York, para facilitar a retomada econômica durante a pandemia.
Adicione Comentário