REGIONAL

Segurança alimentar é bandeira de evento na Leopoldina

Publicada em 19/10/2020 às 9h48

Por Eduardo Fiora (via Observatório Leopoldina)

Um restaurante montado em pleno canteiro da Avenida Gastão Vidigal em frente à Ceagesp.  A oferta de um cardápio variado em 600 marmitas disponibilizadas : carne moída, legumes, massas, entre outras opções.

À mesa uma legião de excluídos fornada por  Marias e Josés, Antônios e Aparecidas, sendo servida por ativistas desempenhando o  papel de garçons e garçonetes. Foi assim que o projeto “Gente é pra brilhar, não pra morrer de fome”,  com ações simultâneas  em várias cidades do Brasil, marcou o sábado na Vila Leopoldina,  servindo refeições  para pessoas em situação de vulnerabilidade, em particular a população em situação de rua. O projeto é uma iniciativa do coletivo Banquetaço, em parceria com organizações do terceiro setor, como Slow Food e Gastromotiva.  Na Leopoldina, a ação teve o decisivo apoio do movimento O Amor Agradece, Mobiliza Jaguaré, Instituto Baru, Sopao das Manas, Fruta Imperfeita, Pontes da Terra, Associação Aviva, Ação de Rua – SP Xamaxama e  Creative Commes.

O Banquetaço aproveitou a Semana Mundial da Alimentação para passar uma mensagem inequívoca, que permeou o evento na Gastão Vidigal.  “A fome é um fenômeno cheio de significados. Ela é resultado das desigualdades entre as classes sociais, raça e gênero e, também, da concentração de terras. Mesmo com a redução da fome em alguns períodos, por causa do acesso às políticas públicas, a questão da fome, no Brasil, nunca foi encarada de maneira profunda”.

No contexto do Marmitaço e da vulnerabilidade existente no território, há quem peça a atenção do governador João Doria. “A Leopoldina precisa do Restaurante Bom Prato, projeto do governo estadual. Pedimos isso desde 2013”, afirma Luciana Pazzini, coordenadora do Fórum Social Leopoldina.

 

Ultrafarma

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Video

Uniquely strategize progressive markets rather than frictionless manufactured products. Collaboratively engineer reliable.

Flickr

  • Cecy
  • Des ongles
  • Des mains
  • Shaking tree (detail)
  • Bagarre
  • Jonas
  • Düden
  • Lisa
  • Circé du soir au matin