Publicado em 25/01/2022 às 9h
por Redação
Neste 25 de janeiro, dia em que a capital paulista completa 468 anos, que tal olhar a cidade de um ângulo diferente? A dica é conhecer o Pico do Jaraguá, o ponto mais alto da cidade, localizado dentro do Parque Estadual do Jaraguá, na zona noroeste. O mirante fica a 1.135 metros do nível do mar. É bem alto, o que proporciona ao visitante um belo vislumbre da maior cidade da América Latina. Devido à sua imponência, é possível visualizá-lo de várias partes da cidade. Um atrativo natural único em meio à selva de pedra.
Quanto à questão ambiental, o parque abriga um dos últimos remanescentes de Mata Atlântica da região metropolitana, totalizando 492 hectares de áreas de conservação. Em suas trilhas, é possível observar espécies nativas de flora e fauna, como guapuruvus, ipês-amarelos, paus-d’alho, paineiras, palmitos-juçara, macacos-prego, tucanos-do-bico-verde, bichos-preguiça, pica-paus.
O senhor dos Vales
Antiga fazenda do ciclo do ouro, a área foi adquirida pelo governo estadual em 1940 e transformada em parque estadual em 1961, com o objetivo de proteger os recursos naturais da região, incentivar a pesquisa e promover a educação ambiental. Em 1994, foi considerado pela UNESCO um Patrimônio da Humanidade, integrante da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde de São Paulo. A palavra Jaraguá vem do tupi e significa “Senhor dos Vales”, evidente em sua característica mais marcante, o Pico do Jaraguá.
Parque Estadual do Jaraguá
- Onde: Rua Antônio Cardoso Nogueira, 539 – Vila Chica Luiza
- Telefone: (11) 3943-5222 / (11) 3941-2162
Adicione Comentário