REGIONAL

SP468: Pico do Jaraguá proporciona vislumbre inesquecível da maior cidade da América Latina

Publicado em 25/01/2022 às 9h

por Redação

Neste 25 de janeiro, dia em que a capital paulista completa 468 anos, que tal olhar a cidade de um ângulo diferente? A dica é conhecer o Pico do Jaraguá, o ponto mais alto da cidade, localizado dentro do Parque Estadual do Jaraguá, na zona noroeste. O mirante fica a 1.135 metros do nível do mar. É bem alto, o que proporciona ao visitante um belo vislumbre da maior cidade da América Latina. Devido à sua imponência, é possível visualizá-lo de várias partes da cidade. Um atrativo natural único em meio à selva de pedra.

Pico do Jaraguá
Pico do Jaraguá. Foto: Eugenio Pacceli

Quanto à questão ambiental, o parque abriga um dos últimos remanescentes de Mata Atlântica da região metropolitana, totalizando 492 hectares de áreas de conservação. Em suas trilhas, é possível observar espécies nativas de flora e fauna, como guapuruvus, ipês-amarelos, paus-d’alho, paineiras, palmitos-juçara, macacos-prego, tucanos-do-bico-verde, bichos-preguiça, pica-paus.

Pico do Jaraguá. Foto: Reprodução/Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente.

O senhor dos Vales

Antiga fazenda do ciclo do ouro, a área foi adquirida pelo governo estadual em 1940 e transformada em parque estadual em 1961, com o objetivo de proteger os recursos naturais da região, incentivar a pesquisa e promover a educação ambiental. Em 1994, foi considerado pela UNESCO um Patrimônio da Humanidade, integrante da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde de São Paulo. A palavra Jaraguá vem do tupi e significa “Senhor dos Vales”, evidente em sua característica mais marcante, o Pico do Jaraguá.


Parque Estadual do Jaraguá
  • Onde: Rua Antônio Cardoso Nogueira, 539 – Vila Chica Luiza
  • Telefone: (11) 3943-5222 / (11) 3941-2162

Folha Noroeste

Somos o maior prestador da região Noroeste, com mais de 100 mil exemplares impressos a Folha do Noroeste tem se destacado pelo seu comprometimento com a Noticia e tem ajudado a milhares de pessoas a divulgar os problemas do cotidiano de nosso bairro.

Adicione Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Video

Uniquely strategize progressive markets rather than frictionless manufactured products. Collaboratively engineer reliable.

Flickr

  • Milch
  • Coco
  • Orchid
  • Anne Robbins (Kuratorin der Austellung "Paris 1874 Inventer l'Impressionnisme" Musée d'Orsay, Paris)
  • Label
  • Outside
  • Balcony
  • Julien Quentin (piano) & Yamen Saadi (violon) playing Gabriel Fauré
  • Anne Robbins (Kuratorin der Austellung "Paris 1874 Inventer l'Impressionnisme" Musée d'Orsay, Paris)