Publicado em 24/01/2022 às 9h50
via G1
O governo de São Paulo publicou no Diário Oficial do último sábado, 22 de janeiro, a autorização para licitação, por meio de Parceria Público-Privada (PPP), do trecho Norte do Rodoanel Mario Covas, que tinha previsão de entrega em 2014, mas está parado desde 2019, somando oito anos de atraso. Segundo o governo paulista, o Rodoanel Norte será concedido por 31 anos à iniciativa privada, com previsão de investimentos em R$ 3 bilhões.
Por meio de concessão de parceria, o governo fará aporte de investimentos e definirá o valor da tarifa de pedágio, que poderá ser cobrada do usuário. Inclusive, uma das praças de pedágio previstas ficará no entroncamento do Trecho Norte com a Avenida Raimundo Pereira de Magalhães. O concessionário também poderá obter investimentos de outras formas, como publicidade e serviços.

O critério de julgamento das propostas será o de menor contraprestação a ser paga pelo poder concedente à concessionária e o governo exigirá garantias de que a construtora ou consórcio conseguirá acabar a obra.
Lote único e pedágios
A nova concessão se dará em lote único e não mais em seis lotes, como aconteceu no passado. A empresa vencedora poderá instalar quatro praças de pedágio ao longo do trecho e explorá-los por 30 anos, segundo o secretário estadual de Transportes e Logística João Otaviano Machado. No cronograma da Secretaria de Transporte e Logística, a retomada das obras deve se dar no primeiro semestre de 2022 e a cobrança poderá ser feita a partir do 25º mês de concessão do espaço.
Além do entroncamento do Trecho Norte com a Raimundo, haverá duas praças de pedágio nas proximidades da rodovia Fernão Dias e outra no entroncamento com a rodovia Presidente Dutra.

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