REGIONAL

Times de futebol feminino ganham espaço na rede municipal de Educação

Cerca de 1,5 mil garotas praticam o esporte, inclusive em CEUs da região noroeste

Publicado às 11h35

Por Cristina Braga

O futebol feminino vem crescendo diariamente e isso se reflete, também, na prática do esporte nas escolas municipais de São Paulo. Hoje, cerca de 1,5 mil garotas praticam periodicamente a atividade em turmas de extensão de jornada ou em equipes de treinamento nos Centros Educacionais Unificados (CEU).

Na rede municipal de Ensino, o futebol faz parte do acervo de práticas do componente curricular Educação Física, surgindo como possibilidade de estudo e vivência corporal nas aulas. Além disso, há Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEF) que oferecem, na extensão de jornada dos estudantes, turmas para a prática optativa da modalidade. Nos Centros Educacionais Unificados (CEU), também já é comum ver nas programações turmas de treinamento e campeonatos envolvendo o futebol feminino. Cerca de 300 meninas, de 11 até 17 anos, treinam de duas a três vezes por semana, em 15 unidades.

Zona noroeste

Alguns CEUs da zona noroeste, como Perus, Parque Anhanguera e Jaguaré, já oferecem a modalidade às alunas. São cinco turmas praticando o esporte na unidade do Parque Anhanguera, uma em Perus e outra, ainda em formação, no Jaguaré.

Desde março, o professor Luiz Carlos Fernandes, do CEU Perus, está desenvolvendo – pela segunda vez – um trabalho com meninas entre 15 a 20 anos, todas as quintas, das 16h30 às 18h. “A minha intenção é, posteriormente, fazer amistosos, mas, por enquanto, faço trabalho de aprendizado técnico e físico. Temos 20 inscritas, e dez participantes. Já a parte tática deverá ser desenvolvida no segundo semestre”, conta.

Fernandes já havia montado um time feminino em 2012, mas, dois anos depois, precisou ir para outra unidade. Agora, recomeçou o trabalho. Na ocasião, uma menina se destacou e foi jogar na Suécia e Coreia do Sul. Dá para ver quem se diferencia e segue carreira. “A Copa feminina de futebol, com as jogadoras sendo entrevistadas, sempre anima um pouco”, esclarece o professor.

Folha Noroeste

Somos o maior prestador da região Noroeste, com mais de 100 mil exemplares impressos a Folha do Noroeste tem se destacado pelo seu comprometimento com a Noticia e tem ajudado a milhares de pessoas a divulgar os problemas do cotidiano de nosso bairro.

Adicione Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Video

Uniquely strategize progressive markets rather than frictionless manufactured products. Collaboratively engineer reliable.

Flickr

  • Campidoglio
  • MAXXI
  • Fasanen butterfly
  • Xiomara dedicating her book "Warten auf den Regenbogen" (teNeues, 2024)
  • Xiomara duo
  • Xiomara
  • History
  • Minotaure
  • Nerea