Publicado em 16/03/2021 às 14h
Por Redação/Eduardo Fiora (Observatório Leopoldina)
Mesmo com a vacinação de um novo grupo de idosos com idade entre 75 e 76 pessoas, o fluxo de pessoas é relativamente baixo, nesta terça-feira, na Unidade de Saúde Parque da Lapa, que atende moradores da Leopoldina.
Além dessa faixa etária, a UBS está vacinando idosos com 77 anos ou mais.
São dois locais de atendimento. Na sede da unidade, Rua Bergson 52, das 7h às 19h e na Praça Ary Ramos, com Rua Passo da Pátria, pelo sistema drive-thru, das 8h às 16h.
Os dados divulgados no Boletim Covid-19 na segunda-feira, 15, mostram que foram aplicadas na cidade de São Paulo 1.151.687 doses da vacina contra a Covid-19, sendo 847.649 pessoas imunizadas com a primeira dose e 304038 com a segunda dose.
A Secretaria Municipal de Saúde recomenda que os idosos busquem a vacina de maneira gradual, evitando aglomerações nos postos da capital e preenchendo o pré-cadastro no site Vacina Já (www.vacinaja.sp.gov.br) para agilizar em até 90% o tempo de atendimento para imunização.
Critérios para a imunização
Nesta fase da campanha, seguindo os critérios dos programas Estadual e Nacional de Imunização, fazem parte dessa primeira etapa de imunização no município, até o momento:
• Idosos (com mais de 75 anos – a partir de 15/3/2021);
• Pessoas com 60 anos ou mais residentes em instituições de longa permanência (institucionalizadas);
• Pessoas a partir de 18 anos de idade com deficiência, residentes em Residências Inclusivas (institucionalizadas);
• População indígena vivendo em terras indígenas;
• Pessoas em situação de rua (com mais de 60 anos a partir de 12/02/2021);
• Trabalhadores da saúde (conferir os grupos de acordo com instrutivos do Vacina Sampa: https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/saude/vigilancia_em_saude/index.php?p=307599;
• Profissionais Sepultadores, Veloristas, Cremadores e Condutores de Veículos dos cemitérios públicos e privados do município de São Paulo.
Segunda dose
Para a segunda aplicação, também de acordo com os programas nacional, estadual e municipal, são atendidos os profissionais de saúde da linha de frente, idosos que vivem nas Instituições de Longa Permanência (ILPIs), pessoas com deficiências abrigadas em instituições sociais e indígenas aldeados da capital.
Todas as salas de vacinação das 468 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade de São Paulo estão abastecidas de maneira a garantir o acesso às vacinas dos grupos prioritários elegíveis no momento, conforme instrutivos disponíveis no site http://prefeitura.sp.gov.br/vacinasampa. No site vacinasampa também é possível acessar a relação de todas as UBS que contam com a vacinação no sistema drive-thru.

Adicione Comentário