Publicado às 10h
G1 São Paulo
O dispositivo intrauterino (DIU) é um dos métodos disponíveis de graça no Brasil, com eficácia superior a 99%. Segundo médicos ouvidos pelo G1, a segurança do método é similar a de uma laqueadura. No Sistema Único de Saúde (SUS), os médicos implementam nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e em hospitais públicos, sem nenhum tipo de custo.
Por onde começar?
O G1 entrevistou médicos e montou um passo a passo para conseguir colocar o DIU no SUS:
1. Encontrar a UBS, ou hospital público, e tentar ir até o local:
O DIU de cobre é um método contraceptivo não-hormonal. Ele é disponibilizado em Unidades Básicas de Saúde e hospitais com atendimento ginecológico. Pode ser colocado desde a adolescência até a menopausa. É importante pesquisar na internet a UBS mais próxima da sua casa e ligar para descobrir se o procedimento está disponível.
2. Participar do grupo de planejamento
Conseguindo encontrar uma unidade mais próxima que coloca o dispositivo, o paciente precisa ir até o local. Os médicos recomendam a participação de um grupo de planejamento familiar. Ele não é obrigatório, mas é importante para conhecer todos os métodos anticoncepcionais disponíveis e entender se o perfil condiz com o DIU, por exemplo.
“A gente imagina que conhece os métodos, mas a gente não conhece. Existem muitos mitos, fantasias relacionadas a vários métodos anticoncepcionais. Então é importante a paciente ouvir e poder avaliar qual é a melhor opção para o momento de vida dela”, disse a ginecologista Cristina Guazzeli.
Esses grupos são compostos por médicos, assistentes sociais, enfermeiras e psicólogos.
3. Marcar a consulta
Se a pessoa passou pelo grupo, será encaminhada para uma consulta com o médico ginecologista disponível no local. Se não teve interesse em participar, a marcação poderá ocorrer pessoalmente na UBS ou hospital.
Adicione Comentário