Publicado em 14/04/2022 às 10h40
por Redação/via SECOM
A aposentada Lucia Helena Fernandes de Freitas, de 68 anos, moradora de Pirituba, atua há duas décadas como voluntária no Hospital Municipal Dr. José Soares Hungria, na zona noroeste. A vivência junto aos pacientes, segundo ela, é singular e tornou-se uma das melhores escolhas que já fez na vida.” Às vezes, o paciente só precisa que alguém segure sua mão, então fazemos isso com muita satisfação. A gente se torna parte da família, vê as gerações crescerem e as filhas, que ajudamos a trazer ao mundo, tendo suas próprias filhas. Se Deus me der saúde, pretendo ficar para sempre. Isso é voluntário, mesmo. Uma emoção que não se paga”, relata a voluntária.
A piritubana Lucia simboliza bem a missão do programa Voluntários da Saúde, da Prefeitura de São Paulo, que acaba de ser retomado após dois anos de suspensão devido à pandemia. As inscrições estão abertas ininterruptamente para quem deseja se voluntariar. Clique aqui para obter mais informações.
Como ajudar?
O candidato deve escolher em que área de atuação e unidade da rede municipal de saúde da capital tem interesse em realizar a ação voluntária, entrar em contato com os interlocutores responsáveis e apresentar a atividade que gostaria de desenvolver, como acolhimento e inclusão, arte e cultura, bem-estar animal, empreendedorismo, qualidade de vida, sustentabilidade, entre outras. Os dias e horários de atuação não devem ultrapassar quatro horas diárias e doze horas semanais.
De acordo com Ana Cecília Freitas, coordenadora do programa, o trabalho espontâneo é muito importante. “O voluntário é aquele que doa seu tempo e suas habilidades, coisas valorosas para a promoção da saúde e qualidade de vida. Ele enriquece esse trabalho.”
Adicione Comentário