COTIDIANO

Interferências de trens de carga nos trilhos da CPTM prejudicam 4 milhões de passageiros, diz Dersa

CPTM poderia aumentar em até 20 mil lugares por hora em cada sentido dessas linhas se não houvesse as interferências

Publicado às 10h45

G1 São Paulo

As interferências dos trens de carga nos trilhos da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) prejudicam cerca de quatro milhões de passageiros, segundo levantamento feito pela Dersa (Desenvolvimento Rodoviário S/A).

De acordo com o estudo, a CPTM poderia aumentar em até 20 mil lugares por hora em cada sentido dessas linhas se não houvesse as interferências.

Os trens podem carregar metais, areias, grãos, madeira e contêineres para importação e exportação e eles só podem passar pelos trilhos após o horário de pico.

O levantamento feito pela Dersa faz parte do estudo para a construção do Ferronel Norte. As obras envolvem desapropriações e licenças ambientais. A Secretaria do Meio Ambiente de Guarulhos discutiu o projeto com o Conselho Gestor da Área de Proteção Ambiental Cabuçu-Tanque. A obra começou a ser discutida em 2011.

Em 2017, pelo menos cinco trens de carga descarrilaram nos trilhos da CPTM. Em 2013, um trem de carga atingiu um passageiro na Linha 7-Rubi, em Franco da Rocha.

Em nota, a CPTM afirmou que a implantação do Ferronel Norte vai melhorar o intervalo entre os trens e também diminuir os gastos com manutenção dos trilhos. A responsável pela obra é a empresa de planejamento e logística do governo federal e ela disse que o projeto de engenharia está em fase de elaboração e tem previsão de ficar pronto no final de outubro.

Folha Noroeste

Somos o maior prestador da região Noroeste, com mais de 100 mil exemplares impressos a Folha do Noroeste tem se destacado pelo seu comprometimento com a Noticia e tem ajudado a milhares de pessoas a divulgar os problemas do cotidiano de nosso bairro.

Adicione Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Video

Uniquely strategize progressive markets rather than frictionless manufactured products. Collaboratively engineer reliable.

Flickr

  • back duo
  • trio xxi
  • decisive
  • boyau
  • Jerusalem's chimera
  • Jorg
  • Ulli
  • Inglorious
  • Campidoglio