Publicado em 04/03/2022 às 10h40
via G1
Neste ano, a Prefeitura estabeleceu um reajuste máximo de 10% no IPTU em relação ao ano anterior, com desconto de 3% para quem paga o imposto à vista. Para quem recebeu boletos com parcelas adicionais mesmo tendo optado pela cota única, a orientação é desconsiderar a cobrança. Outros contribuintes alegaram ter recebido o boleto para o pagamento depois da data de vencimento. A Prefeitura, por sua vez, informou que não teve nenhum problema no envio e que isso só aconteceu no caso de quem pediu a troca da data de vencimento.
No bairro Sete Praias, que fica numa área próxima à Represa Billings, na zona sul, quem mora no local há décadas recebeu o imposto bem acima dos 10% estabelecidos pela administração municipal. “Nesse ano veio R$ 12.600, não tem explicação. Eu não paguei e não tenho condição de pagar isso”, afirmou Walya Kazankis, que mora há 38 anos na mesma casa.
No ano passado, ela pagou cerca de R$ 3 mil, o que equivale um aumento de 300% entre os dois anos. A associação de moradores do bairro informou que procurou o Ministério Público.
A gerente comercial Silvia Helena Furtado mora em um apartamento na Vila Leopoldina e assim que recebeu o IPTU de 2022 já pagou à vista pelo aplicativo do banco. No entanto, depois do pagamento, recebeu mais uma parcela. “Para minha surpresa, no dia 27 de fevereiro, recebi de novo os boletos informando que eu tinha optado pelo parcelamento do IPTU, estranhei porque já tinha pago a parcela única. Então eu liguei no 156 no domingo, e a atendente me disse que realmente tinha tido um erro dos Correios em enviar para os contribuintes os boletos, ela disse que já tinha recebido outras ligações de outras pessoas relatando o mesmo. Fiquei na dúvida se a prefeitura já deu baixa no meu pagamento.”
Respostas
Sobre os reajustes acima do limite de 10%, a Secretaria Municipal da Fazenda disse, em nota, que os terrenos citados constam no cadastro oficial como “sem construção”, e por isso, o teto de 10% no reajuste não se aplica. O proprietário que não concordar com o reajuste pode contestar o valor no site da prefeitura. Já para quem recebeu boletos a mais, a pasta informou que pode ter havido casos de envio incorreto devido a um problema pontual do sistema de cobrança em identificar a quitação do imposto. Quem pagou em duplicidade pode pedir o reembolso.
Adicione Comentário