COTIDIANO

Prefeito sanciona lei que regulamenta as dark kitchens e aumenta o limite de barulho no entorno dos estádios

Publicado em 01/12/2022 às 11h

por Redação

Apesar da pressão popular, o projeto de lei que regulamenta as dark kitchens – as cozinhas industriais que são alvo de reclamações por parte da vizinhança, sobretudo na região da Lapa e Leopoldina – e aumenta o limite de barulho no entorno dos estádios dos atuais 55 decibéis para 75 decibéis,  afetando em cheio a vizinhança do Allianz Parque, na Pompeia, foi sancionado pelo prefeito Ricardo Nunes. A ratificação aconteceu 24 horas após o PL ter sido aprovado em segunda votação na Câmara Municipal, com 38 votos a favor, 11 contrários e uma abstenção. Vale lembrar que a proposta original previa somente a regulamentação das cozinhas industriais, mas a Prefeitura acabou optando por incluir a questão sonora no texto em tramitação, constituindo um jabuti.

Foto: Reprodução/Pexels

Mobilização contra o excesso de barulho

Em maio deste ano, 31 associações de bairro se juntaram na tentativa de barrar o projeto junto à Câmara Municipal. Na ocasião, elas assinaram uma nota de repúdio e a encaminharam aos vereadores paulistanos. A medida, entretanto, não foi suficiente para impedir o avanço das discussões acerca do tema.

Foto: Reprodução/@Allianz Parque

Dark kitchens

Haverá dois tipos de dark kitchens a partir de agora: uma com até dez cozinhas num espaço de até 500 metros quadrados e a segunda podendo reunir mais de dez cozinhas em uma área acima de 500 m². Pela nova lei, somente as dark kitchens com até 500 m² poderão ser instaladas em áreas residenciais – acima desse tamanho, somente em áreas industriais. Além disso, as empresas responsáveis deverão ter estacionamento e acomodação suficiente para motos e bicicletas. Aliás, por falar em delivery, as calçadas e as ruas no entorno não poderão mais ser utilizadas como estacionamento e parada de motoboys – uma das principais reclamações de quem vive ao lado desses galpões. O texto também proíbe o funcionamento das cozinhas durante a madrugada, entre 1h e 5h. A atividade só será liberada caso o estabelecimento providencie adequação acústica para não incomodar os vizinhos.

Foto: Reprodução/Eduardo Anizelli/Folhapress

Entretanto, para quem mora ao lado de uma dark kitchen, o projeto parece não representar uma solução viável para quem já convive com o problema. “O sentimento maior hoje é de decepção com os vereadores que deveriam legislar em favor da população. E os mesmos vereadores estão colocando interesses econômicos em cima do interesse das pessoas”, relata Mariana Paker, moradora da Vila Romana.

Folha Noroeste

Somos o maior prestador da região Noroeste, com mais de 100 mil exemplares impressos a Folha do Noroeste tem se destacado pelo seu comprometimento com a Noticia e tem ajudado a milhares de pessoas a divulgar os problemas do cotidiano de nosso bairro.

Adicione Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Video

Uniquely strategize progressive markets rather than frictionless manufactured products. Collaboratively engineer reliable.

Flickr

  • Jany
  • Staub
  • A kind of a map
  • Straight
  • Double
  • Dwntwn revisited
  • Apple
  • Repentir
  • Milch