Publicado às 14h10
Por Jornal Metro
O secretário municipal de Mobilidade e Transportes de São Paulo, Edson Caram, afirmou que estuda a possibilidade de apreender patinetes de aluguel que sejam flagrados circulando sobre as calçadas. “Patinete na calçada, aqui no município de São Paulo, não será permitida a utilização. E eu continuo persistindo [às empresas] não deixarem que esses patinetes circulem nas calçadas”, afirmou, em entrevista ao jornalista Luiz Megale, no programa 90 Minutos da Rádio Bandeirantes.
Na entrevista, o secretário afirma que criou um grupo de trabalho para cuidar do assunto. “Estou em conversa com o secretário Alexandre Modonezi (Subprefeituras) para começar a fazer algumas blitze de apreensão desses patinetes que estiverem circulando em calçada”, disse.
Questionado sobre eventuais sanções, o secretário Edson Caram se limitou a sugerir um mecanismo de controle. Além do risco de atropelamento de pedestres, o secretário de mobilidade também se diz preocupado com usuários que se arriscam no asfalto. Segundo ele, alguns entregadores de comida estão se apropriando dos patinetes.
A Yellow, a empresa responsável pelos dois modelos de patinetes que operam em São Paulo, diz que está fazendo uma campanha para que os usuários usem o equipamento com segurança. A empresa também cobrou mais ciclovias na cidade.
A gestão Bruno Covas está realizando audiências públicas sobre o tema e promete construir mais 173 quilômetros de novas faixas exclusivas.
Em nota, a secretaria afirmou que “constituiu um grupo de trabalho para iniciar estudos e conduzir o processo de regulamentação do sistema de compartilhamento de patinetes elétricos no município de São Paulo”. Até o momento, porém, não foram decididos os pontos desta regulamentação.
Adicione Comentário