Publicado em 04/11, às 12h30
Por Priscila Perez
A Prefeitura de São Paulo pretende revitalizar os semáforos do centro expandido da cidade. Para isso, serão investidos R$ 936 milhões nos próximos cinco anos. Isso já havia ocorrido em 2013, quando a CET – durante a gestão Haddad – dedicou-se à recuperação elétrica de 4,8 mil cruzamentos com semáforos. Na época, o serviço custou R$ 380 milhões aos cofres públicos.
Agora, a ideia é investir em tecnologia, complementando o trabalho anterior. Mas a novidade ficará restrita ao centro da capital (o equivalente a 40% da rede), deixando de fora as demais regiões da cidade, inclusive a noroeste, que serão contempladas somente com o serviço de manutenção. A licitação dividiu a cidade em sete lotes regionais e cada uma delas terá uma empresa responsável pelo serviço.
O projeto, inclusive, já passou por consulta pública, mas ainda segue sem cronograma.
Modernização
Desde 2013, os semáforos da cidade são monitorados remotamente pela CET. Também foram instalados “no-breaks” para assegurar o funcionamento dos equipamentos mesmo durante apagões elétricos. Com o projeto, os 2.583 cruzamentos do centro expandido da capital serão modernizados pela CET, uma vez que a região é a campeã em falhas técnicas.
A Prefeitura também pretende aumentar a quantidade de “no-breaks” e ampliar a rede de semáforos que se “autorregulam”.
Adicione Comentário