EDUCAÇÃO

Alunos da Etec Jaraguá criam projeto que leva rap à sala de aula

Projeto foi um dos onze selecionados enviados para o Desafio Criativos na Escola

Publicado às 10h56

Ao longo da história, a força do protesto e as referências sociais foram algumas das características mais relevantes do rap. Três alunos da Escola Técnica Estadual (Etec) Jaraguá, que cresceram ouvindo esse gênero musical, decidiram desenvolver um trabalho educativo para a comunidade. Assim nasceu o ‘Visões do Rap’, projeto que utiliza as mensagens e críticas das músicas em um plano de aulas para escolas do bairro do Jaraguá, na zona noroeste.

Fãs dos rappers Djonga, Bk, ADL e Choice, os estudantes Luis Henrique Malafaia, Matheus da Silva e Murilo de Oliveira,  autores do trabalho, são alunos do terceiro ano do curso técnico de Eletrotécnica integrado ao Ensino Médio. A orientação é do professor de filosofia Raphael Gimenes.Os estudantes criaram um kit que contém material didático, documentários, músicas para debate e uma atividade de avaliação para o professor aplicar em sala.

Desenvolvidas com a ajuda de diversos docentes, as aulas abordam temas como racismo, degradação do planeta, política nacional, questões contemporâneas e identidade de gênero. O professor interessado no conteúdo tem liberdade para escolher apenas um tema específico ou o conteúdo todo.

O Visões do Rap é direcionado para as disciplinas de sociologia, história e filosofia para o terceiro ano do Ensino Médio e história para o nono ano do Ensino Fundamental. O projeto começou e foi concluído em 2017, quando o grupo divulgou o resultado para as escolas da região de Jaraguá.

“Eu não ouvia muito rap até entrar na Etec. Quando conheci o Luis e o Murilo, comecei a prestar mais atenção nas letras. Passamos a ler cada vez mais sobre o assunto e a escutar mais músicas, essa foi a origem do Visões do Rap”, conta Matheus.

Premiação

A ideia do trabalho surgiu durante as aulas de filosofia do professor Raphael, que incentivou os alunos a participar do ‘Desafio Criativos na Escola’. Realizado pelo Instituto Alana, o programa recebe projetos do Brasil inteiro e premia alunos e educadores que transformam a sua comunidade. Em 2017, foram selecionados 11 grupos dentre os 1.492 projetos enviados. O Desafio utiliza como critérios protagonismo, empatia, criatividade e trabalho em equipe. Atualmente, o projeto já foi enviado a cinco escolas da região do Jaraguá e aplicado em duas delas: na própria Etec e na E.E. Elísio Teixeira Leite III. A avaliação dos professores, em ambos os casos, foi positiva. “Ninguém imaginava que daria essa repercussão. Tinha pensado em trabalhar o rap apenas com aulas voluntárias, em centros culturais. Não imaginei criar um plano de aula e oferecer para escolas. Agradecemos ao professor Raphael pelo incentivo”, afirma Luis Henrique.

Como vencedor do Desafio Criativos na Escola, o grupo foi convidado a passar uma semana no Rio de Janeiro. No Museu do Amanhã os alunos receberam o prêmio no valor de R$ 1,5 mil. O professor ganhou R$ 500, que doou para a escola. “Abri mão do dinheiro para juntos construirmos uma rádio para a Etec. Também vamos melhorar os equipamentos de som nas salas de aula”, diz Gimenes, que foi responsável por tirar as dúvidas dos alunos sobre fatos históricos presentes nas letras de rap.

O prêmio será utilizado ainda para criar um site, com a proposta de divulgar colocar o plano de aula à disposição de outros educadores.

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