EDUCAÇÃO

Professor da EMEF Enzo Antonio Silvestrin, em Pirituba, forma campeões em “carcassonne”

Publicado em 16/08/2022 às 8h30

por Redação/via SME

Desenvolvido pelo professor Josuel Santos, da EMEF Enzo Antonio Silvestrin, em Pirituba, o projeto que ensina estudantes da rede municipal a jogarem “carcassonne” tem rendido bons resultados. Erick Matheus Sales Sousa, de 17 anos, aprendeu o jogo de tabuleiro com Josuel quando ainda era aluno da EMEF Raul Pompeia, no Parque Taipas. A experiência deu tão certo que o estudante conquistou em julho a etapa nacional de carcassonne e logo mais representará o Brasil na Feira de Jogos em Essen, na Alemanha, que acontece em outubro.

Foto: Reprodução/SME

Outro destaque da competição foi Giovanna Pereira do Amaral, de 14 anos, que cursa o 9º ano na EMEF Enzo Antonio Silvestrin, e foi a única mulher classificada para as oitavas de final da disputa. Na classificação geral, Giovanna ficou em 6º lugar.

Giovanna Pereira do Amaral, de 14 anos. Foto: Reprodução/SME

Projeto na escola da quebrada

Tanto Erick quanto Giovanna aprenderam as técnicas desse jogo de tabuleiro com o professor Josuel. “Sou um apaixonado pelo carcassone e ele me trouxe um argumento fantástico. Somos uma ‘escola da quebrada’, e ter a possibilidade de mostrar para o adolescente que ele pode aprender um jogo que é disputado mundialmente, trouxe um chamariz para o projeto”, explica Josuel, que iniciou o trabalho em 2018 na EMEF Raul Pompeia e agora o desenvolve na escola Enzo Silvestrin. “Os resultados do Erick e da Giovanna renderam uma grande festa da escola e mostraram que isso não era uma utopia de professor.”

Erick Matheus Sales Sousa, de 17 anos. Foto: Reprodução/SME

Erick Matheus conta que o carcassonne trouxe grandes oportunidades para sua vida: ele já viajou para outros estados a convite da comunidade e agora irá para Alemanha. “O jogo também ajuda no desempenho escolar porque exige raciocínio, já que precisa de contagem das peças e dos pontos. Antes eu era um aluno regular em matemática, e pude sentir os avanços.”

Como é o jogo?

O carcassonne é um jogo de tabuleiro que leva o nome de uma cidade do Sul da França e reúne figuras que representam os castelos medievais franceses. Durante a partida, o jogador precisa construir essas imagens compostas por castelos, estradas, campos e monastérios. Entretanto, é necessário haver uma estratégia para bloquear o oponente, prever as jogadas e conseguir fazer as próprias construções. O competidor ganha pontos quando forma as construções e se move no tabuleiro conforme a pontuação conquistada.

Folha Noroeste

Somos o maior prestador da região Noroeste, com mais de 100 mil exemplares impressos a Folha do Noroeste tem se destacado pelo seu comprometimento com a Noticia e tem ajudado a milhares de pessoas a divulgar os problemas do cotidiano de nosso bairro.

Adicione Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Video

Uniquely strategize progressive markets rather than frictionless manufactured products. Collaboratively engineer reliable.

Flickr

  • Querschnitt
  • Sunbath
  • Run, run, run, the bullet is close to you (ou la tentative d'assassinat d'un coureur de jupons)
  • Le crêpier
  • La déesse de l'Abondance
  • Ufer
  • Bridge
  • Ballhaus
  • Training