Publicado em 18/03, às 10h40
Por Priscila Perez
Empenhada em desestatizar serviços e redimensionar o tamanho da administração pública, a Prefeitura de São Paulo anunciou no início de 2020 a concessão à iniciativa privada dos 24 terminais de ônibus da capital, incluindo Lapa, Pirituba e Cachoeirinha, além das estações do Expresso Tiradentes.
Porém, de lá para cá, o processo pouco avançou. Inicialmente, as propostas relacionadas à operação e exploração desses equipamentos deveriam ser entregues pelos interessados em 19 de fevereiro, mas o prazo foi adiado para 20 de março. Agora, com o surto de coronavírus em solo paulista, a Prefeitura definiu uma terceira data: 16 de abril. Segundo a Gestão Covas, o adiamento tem a ver com alterações no edital, que foi relançado recentemente.
Reunidos no bloco noroeste, os terminais Lapa, Pirituba e Cachoeirinha serão repassados à iniciativa privada, que deverá zelar pela manutenção, requalificação e conservação desses locais em troca da exploração comercial de espaços já existentes e novas edificações. Vencerá a concorrência quem oferecer a maior contraprestação mensal.
Além deles, o bloco noroeste inclui ainda os terminais Amaral Gurgel, Campo Limpo, Casa Verde, Jardim Britânia, Pinheiros e Princesa Isabel. O valor estimado para este pacote é de R$ 1,53 bilhão, e a concessão terá validade por 30 anos.
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