REGIONAL

CPTM cogitou “Expresso Pirituba” na Linha 7-Rubi; projeto deu lugar à extensão até o Brás

Publicado em 14/01, às 11h30

Por Priscila Perez

A Linha 7-Rubi da CPTM Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) quase teve um “Expresso Pirituba” até a estação Barra Funda. Em abril do ano passado, a Companhia estudou a possibilidade de implantar esse serviço expresso no ramal durante os horários de pico, aos moldes do que é feito na Linha 10-Turquesa, entre as estações Tamanduateí e Santo André. Com isso, não haveria paradas nas estações Água Branca, Lapa e Piqueri. Contudo, segundo o presidente da CPTM, Pedro Moro, a opção pelo prolongamento da Linha Rubi até a Estação Brás se mostrou muito mais viável e vantajosa para o sistema. “A viagem até o centro da capital ficou mais rápida com o novo trajeto devido à diminuição do número de transferências nas estações Palmeiras-Barra Funda e Luz”, disse a CPTM em nota.

Linha 7-Rubi, da CPTM. Foto: Reprodução/Marivaldo Oliveira/Estadão Conteúdo.

Desde novembro, a linha tem operado até o Brás em dias úteis. O objetivo, segundo a Companhia, é melhorar a distribuição de passageiros em suas principais estações: Luz, Barra Funda e Brás. “Em vez de no Brás termos um trem já cheio da Linha 11 e mais pessoas entrando nele com interesse de chegar à Luz, queremos distribuir melhor usando a Linha 7”, explica Pedro Moro.

Com a mudança, a Linha 7-Rubi, que é a mais longa do sistema, com 62,7 km, tornou-se uma opção viável de acesso à região central e às linhas 10, 11, 12 e 13.

Concessão e TIC
Foto: Adriana Toffetti/A7 Press/Folhapress,

O contrato de concessão da Linha 7-Rubi à iniciativa privada deverá ser assinado até janeiro de 2021, junto com as obras do Trem Intercidades (TIC). A dobradinha não é mera coincidência: como o trem intercidades irá utilizar a estrutura da Linha 7, os dois projetos serão licitados em um mesmo pacote.

Segundo o governador João Doria, expectativa é realizar audiências e consultas públicas até março deste ano. Na sequência, ocorrerá a publicação do edital em junho de 2020, e a assinatura dos contratos já no ano seguinte. “A estimativa inicial é de que o ramal transporte cerca de 68 mil passageiros por dia. O trem de média velocidade deve operar junto com a linha 7-Rubi da CPTM, que já vai até Jundiaí. O custo total estimado é R$ 5,4 bilhões, dos quais R$ 1,8 bilhão deve ser investido pelo governo do Estado”, disse em nota a Secretaria de Transportes Metropolitanos.

 

Folha Noroeste

Somos o maior prestador da região Noroeste, com mais de 100 mil exemplares impressos a Folha do Noroeste tem se destacado pelo seu comprometimento com a Noticia e tem ajudado a milhares de pessoas a divulgar os problemas do cotidiano de nosso bairro.

Adicione Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Video

Uniquely strategize progressive markets rather than frictionless manufactured products. Collaboratively engineer reliable.

Flickr

  • Inglorious
  • Campidoglio
  • MAXXI
  • Fasanen butterfly
  • Xiomara dedicating her book "Warten auf den Regenbogen" (teNeues, 2024)
  • Xiomara duo
  • Xiomara
  • History
  • Minotaure