REGIONAL

Esquecimento: degradação e abandono ameaçam capela do século 19 em Pirituba

Publicado em 02/06/2022 às 9h50

por Redação/via Blog São Paulo Antiga

O descaso com a história e a memória cultural de Pirituba salta aos olhos de quem passa pelo Casarão do Anastácio, construção imponente tombada pelo Conpresp que ainda aguarda seu tão reivindicado restauro. A exemplo do casarão centenário, outra construção histórica do bairro sofre do mesmo mal: trata-se da Capela de Santa Cruz, igreja do século 19 que foi construída numa travessa da Rua Stéfano Mauser.

Capela Santa Cruz. Foto: Reprodução/Douglas Nascimento/São Paulo Antiga

Esquecida pelo poder público, essa pequena capela encontra-se igualmente em situação de abandono e, no seu entorno, a degradação é ainda pior, com muito lixo e mato. Apesar disso tudo, ela ainda está de pé. Foi Douglas Nascimento, do Blog São Paulo Antiga, quem relembrou esse importante fragmento da história de Pirituba. Na reportagem, ele cita que a origem da capela não tem registros oficiais, mas que, segundo relatos históricos, ela teria sido construída em 1894 por imigrantes portugueses que viviam na região. Outra explicação seria a ocorrência de afogamentos no local, o que teria motivado a sua construção.

Segundo o blog, a primeira reforma ocorreu em 1922. Muitos anos depois, uma parceria entre a Fundação Casa de Pirituba e a Escola Paulista de Restauro, em 2009, permitiu que a capela fosse, enfim, restaurada. Muitos internos trabalharam voluntariamente na iniciativa, que foi concluída em 2011. Entretanto, de lá para cá, a degradação tomou conta novamente.

“O abandono da região afugenta fiéis e também curiosos em conhecer mais de perto a pequena capela, uma vez que aquela parte da Rua Stéfano Mauser é um tanto quanto deserta. A capela pertence à Paróquia Nossa Senhora da Expectação (Freguesia do Ó) e são raros os eventos realizados nela.”

Será que um dia veremos nossas construções históricas revitalizadas? Pirituba merece respeito.

As informações são do Blog São Paulo Antiga.

Folha Noroeste

Somos o maior prestador da região Noroeste, com mais de 100 mil exemplares impressos a Folha do Noroeste tem se destacado pelo seu comprometimento com a Noticia e tem ajudado a milhares de pessoas a divulgar os problemas do cotidiano de nosso bairro.

Adicione Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Video

Uniquely strategize progressive markets rather than frictionless manufactured products. Collaboratively engineer reliable.

Flickr

  • Porta Maggiore
  • Porta Maggiore
  • Rubens
  • One afternoon
  • Mausoleo
  • Granita
  • Angelo
  • Via Margutta 51 Loge
  • Margutta gegen Uber