REGIONAL

Mulheres trocam serviço doméstico por leitura no Jaraguá

Atrizes lavam e cozinham de graça enquanto mulheres leem livros

Publicado às 10h45

Com informações do Estadão

Enquanto donas de casa leem livros, mulheres lavam e cozinham de graça. Parece improvável, mas a troca de serviços domésticos por leitura tornou-se uma feliz realidade no Jaraguá. A ideia, que nasceu em 2017 a partir de cartazes espalhados pelo bairro, já mudou a rotina de dez casas da Vila Aurora.

As atrizes responsáveis pela iniciativa inusitada fazem parte da “Coletiva Elas”, um grupo que explora questões pertencentes ao universo feminino por meio das artes cênicas. Segundo a atriz Rafaela Castro, de 21 anos, o projeto “Cuidando da Casa” teve como porto de partida a vontade de conhecer a realidade dessas mulheres. Além disso, tais experiências também servem de inspiração para a concepção de um espetáculo de teatro e dança.

Como funciona

Na prática, a dona de casa escolhe uma tarefa a ser executada, e as atrizes propõem um livro – que também foi escrito por mulheres. “A ideia era entender o que elas pensam sobre ser mulher, sobre as responsabilidades que têm em casa. São as nossas vizinhas, mulheres com a idade das nossas mães”, explica. “Antes ou depois de elas começarem a leitura, conversamos sobre a vida, os afazeres, a família.”

Para quem as recebe em casa, a visita é muito bem-vinda. Patrícia Lima, de 47 anos, conta que estranhou a proposta, mas aceitou. “O trabalho de casa é muito duro, porque nunca acaba. Sempre tem alguma coisa para limpar e nunca sobra muito tempo para que eu faça as minhas coisas”, relata a moradora do Jaraguá.

Conheça o trabalho da Coletiva Elas clicando aqui.

Folha Noroeste

Somos o maior prestador da região Noroeste, com mais de 100 mil exemplares impressos a Folha do Noroeste tem se destacado pelo seu comprometimento com a Noticia e tem ajudado a milhares de pessoas a divulgar os problemas do cotidiano de nosso bairro.

Adicione Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Video

Uniquely strategize progressive markets rather than frictionless manufactured products. Collaboratively engineer reliable.

Flickr

  • Inglorious
  • Campidoglio
  • MAXXI
  • Fasanen butterfly
  • Xiomara dedicating her book "Warten auf den Regenbogen" (teNeues, 2024)
  • Xiomara duo
  • Xiomara
  • History
  • Minotaure